10 dicas para viajar de carro com os pequenos

por Marcelle Prado
Viagem de Carro com as Crianças

Você está planejando uma viagem de carro com os seus pequenos? Saiba que é possível. Vou te passar aqui várias dicas da minha família para a sua.

Passar alguns dias na casa da Vovozinha é uma delícia, mas ela está a 700km de distância. Nesse momento você calcula o tempo que ficará no carro e começa a pensar em desistir. Mas não desista ainda! Tenho 10 dicas pra sua família não perder a oportunidade de passar dias memoráveis ao lado de toda a família.

Mas antes de começar as dicas, vale frisar a importância de você adequar as suas expectativas de viagem. Viajar com bebês e crianças é completamente diferente de viajar com adultos. Eles não possuem a mesma paciência de ficar sentados e vão precisar de algumas paradinhas para que toda a família tenha uma viagem tranquila.


Vamos às dicas:

1. Planejamento

Estude o melhor horário para sair de casa, tente escolher o período em que os seus filhos tenham o hábito de tirar cochilos. Estude as paradas que irá fazer com antecedência e verifique através de aplicativos se existe algum problema como obras no trajeto que você pretende percorrer.

2. Organize o carro com antecedência

Coloque todas as malas no carro na noite anterior à viagem. Na hora dessa organização lembre-se de deixar os itens que você poderá utilizar como o carrinho do bebê à mão (próximos a porta).

Não se esqueça de abastecer o carro e calibrar os pneus, inclusive o step.

3. Tenha comidinhas à mão

Prepare itens para o lanche dos pequenos ao longo do caminho. Pense em lanches que são mais leves e frescos como frutas, biscoitos de polvilho, etc. Evite aqueles alimentos que possam fermentar. Lembre-se de usar bolsas térmicas para manter tudo o mais fresco possível.

Aqui em casa as crianças adoram leite e água de coco. Mas nas duas ocasiões que tomaram esses itens na estrada passaram muito mal.

4. Muita água

Esse é um item importantíssimo, além de ser a única bebida que ofereço para os pequenos ao longo da viagem. A água serve pra limpar as crianças se passarem mal, limpar o carro e até mesmo dar uma refrescada nos pequenos em dias muito quentes (você pode umedecer um pano e colocar na nuca).

5. Bolsa das crianças

Esse é um item que levo dentro do carro. Preparo a bolsa das crianças com tudo que elas possam precisar no caminho, seja por calor/frio, por se sujarem na parada ou por passarem mal.

  • 2 trocas de roupa, incluindo peças íntimas
  • Chinelo
  • Lenço umedecido
  • Naninhas
  • 2 fraldas gigantes, com múltiplas funções, de cobertor a toalha de banho.
  • Saquinhos de plástico

6. Faça várias playlists

Crianças são musicais, então não deixe de criar várias playlists de músicas com temas diferentes. Você também pode criar uma lista com livros narrados, essas são sucesso aqui em casa.

7. Entretenimento

Tenha uma lista de brincadeiras e brinquedos para fazer com o seu pequeno ao longo do caminho. E não deixe para trás o seu brinquedo favorito.

8. Cuidado com iPad e celulares

Cuidado com qualquer aparelho que a criança fique olhando para baixo, principalmente em estradas com curva. Pela nossa experiência essa posição pode causar enjoos, então evite ao máximo.

9. Como evitar ou melhorar os enjoos

Se o seu filho enjoa sempre que anda de carro por períodos mais longos, procure o seu pediatra e peça orientação sobre quais remédios ele pode tomar.

Aqui em casa eu não uso remédio, mas seguimos dois truques. Primeiro, não deixar a criança começar a viagem de estômago vazio e segundo, oferecer maçã verde sempre que ela disser que está começando a se sentir mal.

10. Calma e mais calma

E o mais importante de tudo, mantenha a calma. Mesmo com todo o planejamento, alguma coisa pode sair fora do esperado. Tente levar de forma mais leve pois o seu humor irá interferir diretamente no humor de seus filhos.

Sabe aquela famosa frase “se tem limões, faça uma limonada”? É exatamente isso. O importante é chegar em segurança e construir lindas memórias em família.



E uma última dica para finalizar:

Sua viagem tem tudo para dar certo, mas imprevistos podem acontecer. Por isso, saia com tempo de folga para chegar a seu destino. Assim se algo acontecer, como uma paralisação na estrada, ou por uma criança passar mal, você ainda terá tempo de folga para chegar ao seu destino.

Boa viagem!

Você também pode gostar

Deixe um comentário