Mamita, você sabia que nos primeiros meses de vida do bebê, algumas doenças são mais comuns que outras? É isso mesmo! Isso acontece porque, nessa fase, o sistema imunológico dos bebês ainda está em desenvolvimento e doenças como as famosas viroses, infecções e dermatites costumam ter mais força, gerando preocupação.
Veja a seguir 3 doenças muito comuns nas primeiras fases da infância, as medidas de prevenção e as formas de tratamento:
1- Virose intestinal
Nos primeiros meses de vida, o sistema digestivo e intestinal do bebê ainda está se adaptando. Por isso, a ocorrência de uma virose intestinal é maior. Cólicas, vômito e diarreia, além da irritação e choro do bebê são alguns sinais de que algo não vai bem.
Se você notar esses sinais no bebê, é necessário levá-lo imediatamente ao hospital para evitar uma possível desidratação.
Caso ele já esteja na fase de ingerir alguns alimentos, deve ser adotada uma alimentação mais leve e sem gorduras, além de aumentar a ingestão de água para garantir a hidratação do pequeno.
2- Infecção de ouvido
A otite é uma infecção no ouvido do bebê e surge muitas vezes depois de gripes ou resfriados.
Alguns dos sintomas são dor de ouvido, nariz escorrendo e febre. Além de choro intenso, prostração, irritação e falta de apetite.
Ao perceber esses sintomas, é necessário levar a criança até ao pediatra, para que ele possa identificar o problema. Geralmente, o tratamento envolve a administração de antibióticos ou corticóides.
3-Dermatite na pele
As dermatites mais comuns em recém-nascidos são as causadas pelo contato da fralda com a pele do bebê. Os sinais mais evidentes são coceira, erupções cutâneas, descamação e vermelhidão.
Para tratar, é recomendado para a mamita mudar a fralda do bebê regularmente e passar creme ou pomada contra assaduras a cada troca. A utilização de talco na região não é muito indicada pois resseca a pele e favorece o surgimento de assaduras.
Caso a dermatite não melhore, o bebê deve ser levado ao pediatra.
Lembre-se sempre: muitas doenças que podem acometer o bebê podem ser prevenidas por meio das vacinas. Mantenha o cartão de vacinação sempre atualizado!
Continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Veja também o Instagram oficial @bebeetal e o nosso canal no YouTube.