O nascimento dos primeiros dentinhos dos bebês é um momento bem especial para a família. Afinal, quem não gosta de acompanhar o desenvolvimento da criança? Para mim, foi uma explosão de fofura ver os meus filhos, Luise e Vitorio, com aquelas pontinhas branquinhas surgindo.
Mas a fofura não é uma característica exclusiva dessa fase de vida dos bebês. O nascimento dos dentes resulta também em incômodos na gengiva que podem influenciar até mesmo no humor dos pequenos, afetando toda a rotina.
Inspiradas na minha experiência, separei para compartilhar com vocês 5 dicas que vão te ajudar a aliviar as dores e a lidar com esse período de maneira mais tranquila. Mamita, lembre-se que esses incômodos são normais, fazem parte e vai passar!
Use mordedores
Objetos macios e de silicone, específicos para morder, são uma ótima opção para os bebês usarem para coçar a gengiva, diminuir o inchaço, além de contribuir para o alívio das dores. E o melhor: tudo isso enquanto eles brincam e ficam entretidos com o brinquedo.
Massageie a gengiva dos pequenos
Com as pontas dos dedos bem limpinhas faça uma massagem suave na gengiva de sua criança. Basta molhar os seus dedos e até mesmo o do seu bebê com água fria e realizar movimentos delicados por alguns minutos. Essa técnica alivia os incômodos, proporciona diversão e é um momento de conexão entre mãe e filho.
Ofereça alimentos adequados nas refeições
Se os alimentos sólidos já fazem parte das refeições de sua criança, uma ótima opção para diminuir as dores e a coceira na gengiva é oferecê-los frios. Dica: dê preferência para legumes como cenourinhas cortadas em formatos de palitos, frutas, purê, iorgutes. Essas são boas alternativas nesse período.
Faça a higienização dos dentinhos
A higienização dos dentes deve se tornar parte da rotina da criança desde o surgimento dos primeiros dentes, principalmente após cada refeição e antes de dormir. O movimento da escova de dente contribui para massagear a gengiva e, claro, para manter a saúde bucal dos bebês.
Procure um profissional
Quando os primeiros dentes surgirem é importante contar com o apoio de um profissional para indicar soluções para o alívio dos incômodos e também para familiarizar a criança ao consultório de um dentista.
Experimente essas dicas e veja qual funciona melhor para o seu bebê e também para você. Se você também tem alguma sugestão que pode ajudar mais Mamitas durante o nascimento dos dentinhos de seus filhos, deixe nos comentários.
Nos acompanhe também no Youtube e no Instagram oficial @bebeetal para mais trocas sobre maternidade.