5 dicas para mamães de primeira viagem

por Marcelle Prado

Se tornar uma mamita pela primeira vez é uma experiência muito valiosa, mas ao mesmo tempo desafiadora! Durante a primeira gestação, é normal se sentir insegura e cheias de dúvidas – acredite, eu também me senti assim na minha primeira gestação, mas esse sentimento foi se diluindo e se transformando em experiência ao longo do tempo.

Para te ajudar a passar pela aventura que é ser uma mamita de primeira viagem, eu trouxe algumas dicas que facilitaram o dia a dia com os meus pequenos!  

1. Crie uma rotina com o seu bebê

Pode parecer repetitivo, eu sei! Mas criar uma rotina com o bebê é essencial para que vocês dois tenham um senso de segurança, além de ajudar a criança a perceber a diferença entre o dia e a noite.

É claro que nos primeiros meses não tem como forçar uma rotina, mas você pode começar a experimentar a partir dos dois meses de idade!

A recomendação básica é que exista pelo menos uma rotina simples para dormir, com um banho quentinho, roupas limpas, amamentação e até mesmo canções de ninar para ajudar o pequeno a dormir.

Durante o dia, mantenha a casa iluminada e com os ruídos normais. Esses estímulos e a claridade solar ajudam o organismo do bebê a estabelecer o ritmo dia-noite.

2. Converse com o seu bebê

Eu como mamita, imagino que você já deva conversar com o bebê desde a barriga! Mas conversar com ele irá ajudá-lo a desenvolver a fala no futuro.

3. Coloque o recém-nascido para dormir de barriga pra cima

Segundo estudos feitos pela Sociedade Brasileira de Pediatria, colocar o bebê para dormir de barriga para cima reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos em crianças com até um ano.

4. Dê banhos de esponja

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda dar banhos de esponja no recém-nascido até que o coto do cordão umbilical caia – o que geralmente leva entre 2 a 4 semanas para acontecer.

5. Tome banhos de sol com o bebê

Os banhos de sol são essenciais para produzir vitamina D e manter a saúde da pele do recém-nascido.

Mas atenção: eles devem ser breves (em torno de 15 minutos) e fora do período de maior incidência de raios ultravioleta (das 10h às 17h).

Não deixe de conferir todos os conteúdos exclusivos aqui do Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário