5 super alimentos excelentes para a saúde das crianças
Uma alimentação nutritiva, saudável e balanceada é super importante para o desenvolvimento das nossas crianças, isso não é novidade. Mas você sabia que existem alguns alimentos superpoderosos que podem beneficiar ainda mais a saúde dos pequenos?
Especialistas afirmam que o consumo regular desses alimentos pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, desenvolvimento da memória e concentração, melhora na atividade cerebral e capacidade cognitiva, além de ajudarem a prevenir doenças.
Conheça os nossos super-heróis da alimentação:
- Abacate
Uma fruta com enorme valor nutricional e bem docinha. O abacate é rico em vitaminas, gorduras monoinsaturadas e contém o beta-sisterol, um fitoquímico que regula os níveis de cortisol.
O complexo de vitamina B presente na fruta tem muitos benefícios para a memória. Além disso, a concentração de ômega 3, selênio, luteína e colina são essenciais para os neurônios.
- Cacau
Calma, mamita. Não é para sair dando chocolate à vontade para as crianças, mas o cacau tem sim muitos benefícios à saúde.
A fruta é um dos alimentos com maior concentração de flavonóides, os compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O consumo do cacau ajuda a fortalecer a saúde oral e cardíaca, além de proteger a pele dos danos do sol.
A questão aqui é apenas saber dosar a quantidade que os pequenos consomem e certificar que seja sempre acima de 70%, para aproveitar os benefícios sem o consumo excessivo de açúcar.
O que eu faço aqui em casa com a Luise e o Vitorio é misturar um pouco no leite ou nos batidos e mingau. Uma boa pedida também é polvilhar um pouco sobre panquecas, iogurte e torradas.
- Vegetais verde-escuros
Imagino que as mamitas já saibam o quão importante é o consumo de vegetais pelos pequenos. Mas vocês sabem quantos benefícios os verdinhos como brócolis, couve, rúcula e espinafre contém?
Esses alimentos contém substâncias que são ótimas para o sistema nervoso e a saúde cerebral. Uma dessas substâncias é a luteína, que pode reduzir o déficit de atenção e melhorar a memória e o raciocínio.
Os vegetais de coloração verde-escura também possuem alta quantidade de antioxidantes, que auxiliam na saúde dos neurônios. Além de ácido fólico, vitamina que aumenta a concentração e reduz o risco de demência.
- Frutas cítricas
Laranja, limão, abacaxi, morango, acerola, kiwi, maracujá. A lista das frutinhas que fazem o sistema imunológico das crianças sorrir é grande. As frutas vermelhas e amarelas são muito ricas em vitamina A, carotenóides e vitamina C.
Essas frutas promovem ação antioxidante e contém propriedades anti-inflamatórias, aumentando a resistência a infecções de doenças.
Além disso, os pequenos adoram e é muito fácil incluí-los na alimentação. O morango, por exemplo, faz muito sucesso aqui em casa.
- Grão de bico
Mais um grande aliado do sistema imunológico. O grão de bico é rico em vitamina E, vitamina A e zinco, nutrientes essenciais para a defesa do organismo. Ele também ajuda a controlar a pressão arterial e na prevenção de doenças cardíacas, por sua concentração de potássio e magnésio.
Também é uma excelente fonte de proteína e fibras, ajudando a manter a saúde dos músculos e melhorar o trânsito intestinal.
Esse é verdadeiramente um super alimento, principalmente para as mamitas que adotam a alimentação vegana. O grão de bico possui grande parte dos aminoácidos essenciais para o organismo.
Hambúrgueres feitos com o alimento são uma ótima opção para introduzir na alimentação das crianças.
Como estimular hábitos saudáveis nas refeições?
Você já utiliza todos os alimentos da lista ao montar a refeição dos pequenos? Eu sei como é difícil introduzir alguns alimentos na rotina, principalmente atualmente, onde as crianças têm vários estímulos diferentes. Porém, devemos continuar tentando ensinar como ter uma boa nutrição.
Aqui vão algumas dicas para estimular hábitos saudáveis no momento das refeições.
- Reserve momentos para refeição em família;
- Monte pratos coloridos e bonitos;
- Peça ajuda dos filhos para preparar as refeições ou escolher os produtos;
- Sempre ensine e explique os benefícios de cada alimento de maneira lúdica;
- Lembre-se de incluir esses alimentos não só nas refeições principais, mas nos lanches também;
- E o mais importante, dê o exemplo.