Adquira o conhecimento necessário sobre esse momento tão esperado pelos pais e que exige muita paciência e dedicação
Já imaginou quantas fraldas uma criança terá que usar até que tenha autonomia para fazer as suas necessidades fisiológicas? O desfralde é uma das etapas mais esperadas pela mamita e o papai, que se refere à fase em que o filho irá deixar de lado as fraldas.
Ele acontece geralmente no período de um ano e meio de idade até aproximadamente três anos e é fundamental que a família do bebê participe desse processo de forma adequada, gerando uma impressão benéfica no pequeno.
Caso ele seja pressionado, poderá acarretar em traumas além de dificultar o desfralde. Então, pela importância do tema, separei a seguir nove dicas essenciais para auxiliar as mamães, os papais e os seus pequenos a passarem por esse momento da melhor forma possível.
1) O exemplo é sempre o melhor caminho
A assimilação do pequeno se dá pela imitação, por isso, é importante que ele participe com os pais quando eles forem ao banheiro.
Lembrando que é importante que a filha acompanhe a mamita e que o filho tenha sua vivência com o papai. Dessa forma, a criança perceberá as diferenças e terá curiosidade para aprender.
2) Estimule o uso de roupinhas íntimas que sejam atrativas
Cuecas ou calcinhas que chamam atenção, podendo ser estampadas e multicoloridas, podem ser grandes aliadas.
Então permita que seu filho opte pelas peças que desejar, e isso naturalmente imprimirá nele uma vontade especial por usá-las, o que pode contribuir e muito que ele esqueça as fraldas.
3) Ofereça o conforto que o seu pequeno precisa
É muito importante que ele tenha um local agradável e aconchegante para que sinta conforto ao fazer xixi e cocô.
Você pode investir em um penico e oferecer um suporte adequado para o vaso sanitário.
4) Foco
É fundamental que o bebê possa manter o foco nesse processo. Por isso, não é indicado realizar o desfralde durante períodos mais conturbados, como mudança de escola ou casa, falecimento de alguém próximo ou separação entre os papais.
Tudo isso pode desviar o foco da criança, que deve manter a concentração de forma exclusiva.
5) Menino deve fazer suas necessidades inicialmente sentado
O seu menino deve primeiramente fazer xixi e cocô sentado, pois no início geralmente ambos são expelidos no mesmo instante.
6) Comemore
Quando a criança fizer suas necessidades de forma correta, faça elogios, comemore com ela, sorria, dê os parabéns e crie recompensas de forma a estimular o processo.
7) Nada de ficar bravo caso aconteça algum imprevisto
A probabilidade de que escape xixi ou cocô na roupinha é grande inicialmente. E quando demonstramos nervosismo pode gerar traumas e se tornar uma barreira para o desfralde.
8) Vista a criança com roupas que sejam fáceis de tirar
Um outro ponto relevante, é que ela aprenda a tirar a roupa sem a ajuda de ninguém, por isso, é importante que você evite vesti-la com jardineiras, macacões e bodies.
9)Torne o momento lúdico
Interaja com o pequeno, converse, leia livros sobre o tema, cante e dance. Faça todo o possível para trazer divertimento, prazer e alegria.
O amor e a compreensão são essenciais para um bom desenvolvimento
Vimos que o desfralde é um momento desafiador e para que seja uma experiência positiva, é preciso paciência e cumplicidade.
É um processo que pede grande atenção e ensinamentos, porém, pode-se passar por essa fase de forma mais descomplicada e descontraída aplicando as dicas que compartilhei anteriormente.
E quando o amor e a compreensão estão presentes, esse marco na vida da criança e dos pais é vivenciado da melhor maneira possível, fortalecendo ainda mais os laços que permanecerão por toda a vida.