5 cuidados básicos na relação entre bebês e pets

por Redação Bebê e Tal

(Foto: iStock)

A relação entre bebês e pets pode causar muitas dúvidas nos pais, principalmente se for a primeira experiência, já que ambos fazem parte da família e essa convivência precisa ser saudável e amigável ao mesmo tempo.

Mas, com apenas algumas dicas e cuidados básicos, esse novo vínculo pode se tornar muito benéfico para os bebês e pets, se transformando em uma amizade de longa data, cheia de amor e cumplicidade.

Então, confira algumas medidas de segurança para você colocar em prática e garantir uma casa segura e saudável para todo mundo.

Prepare seu pet para a chegada do bebê

Caso você esteja grávida, é essencial que comece a preparar seu pet para a chegada desse novo membro da família. Você pode mostrar as roupinhas do enxoval para seu animalzinho, falar o nome da criança, deixá-lo chegar perto da sua barriga, por exemplo.

Quando finalmente você der à luz e chegar em casa com o pequeno, deixe o pet sentir o cheiro do bebê para se acostumar, esse contato é muito importante. Permita essa aproximação espontânea, nada forçado. Com o tempo, eles vão se acostumando um com a presença do outro.

Garanta que seu pet esteja saudável

Um ponto muito importante é assegurar que seu pet esteja saudável, com todas as vacinas e os vermífugos em dia. Por isso, faça um check-up completo regularmente no veterinário para prevenir toda e qualquer doença, vírus e bactérias.

Isso porque algumas doenças de pele, por exemplo, podem ser facilmente transmitidas para as crianças. Então, todo cuidado é sempre indispensável!

Nunca deixa seu filho sozinho com o animal

Bebê e Tal - bebês e pets -  criança e gatinhos
(Foto: Deposit Photos)

Pode parecer clichê, mas, mesmo que você confie de olhos fechados no seu bichinho de estimação e que ele seja extremamente dócil, nunca deixe-o sozinho com seu filho. Isso porque demonstrações de afeto mais bruscas ou até mesmo uma brincadeira podem acabar machucando a criança.  

Como a gente não sabe o que se passa na cabeça deles, o melhor é sempre supervisionar esse momentos juntos e evitar, assim, qualquer acidente doméstico.    

Redobre a atenção com a higiene

Para que bebês e pets se mantenham saudáveis, é necessário reforçar a higiene da sua casa, filho e também do seu cachorro. Por isso, aumente a frequência de banhos do animal, limpe as patinhas após um passeio na rua e faça a escovação do pelo regularmente.

Já nos ambientes, separe muito bem onde o animal faz suas necessidades e limpe diariamente para não acumular sujeira. Você também pode passar um pano na casa todos os dias para manter sempre limpa, principalmente se o seu bebê já engatinha. Manter a mãozinha dele sempre higienizada também é essencial.  

Ensine desde cedo a importância do cuidado com os animais

Comece dentro de casa a dar o exemplo de como tratar os bichinhos, já que isso será repetido também fora de casa. Ter uma relação respeitosa e empática só trará benefícios para seu filho no presente e também no futuro.

Além disso, incentivar essa relação super saudável entre bebês e pets fará com que os pequenos aprendam que é preciso tratar todos os seres vivos sempre com muito amor, carinho e respeito, é claro.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário