Mês a mês: o desenvolvimento da linguagem do bebê dos 0 aos 12 meses

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Pixabay)

Desde as tentativas de balbucios até as primeiras palavras, o desenvolvimento da linguagem do bebê evolui rapidamente durante o primeiro ano de vida, e existem alguns padrões que podem nos ajudar a mapear esse progresso.

Entretanto, é sempre importante lembrar que cada criança possui um ritmo de aprendizado e crescimento, por isso, podem desenvolver habilidades em diferentes prazos do que estamos citando. 

Por isso, é indispensável contar com o acompanhamento de um pediatra para entender exatamente qual momento seu filho está vivendo e quais estímulos ele precisa para desenvolver a própria comunicação.

De 0 a 3 meses

Como toda mãe experiente já sabe, o choro é a principal forma de comunicação do bebê no primeiro mês de vida. É o que ele usa para vocalizar qualquer necessidade ou incômodo, mas, rapidamente, essa comunicação é expandida e evolui para balbucios por volta do 2º mês.

Neste período, a criança começa a prestar mais atenção na voz e expressões faciais dos pais, sorri quando eles fazem algo em um tom diferente, assim como se assustam com vozes de repreensão. 

Para estimular a fala nesta fase, converse com a criança e até mesmo descreva o que você estiver fazendo quando estiver ao redor dela. Além disso, comece a responder quando eles emitem algum som ou sílaba, estimulando-os a continuar tentando.

Entre 4 e 7 meses

Neste momento, os bebês continuam com os balbucios, mas começam a aperfeiçoá-los, testando os diferentes sons que conseguem fazer e até mesmo variando os tons de voz, como observam os pais fazendo.

É uma fase em que eles também imitam outros sons além de barulhos, como melodias de músicas, barulhos de telefone e até mesmo expressões que observam em desenhos animados.

Para estimular o desenvolvimento da linguagem do bebê ao longo destes meses, continue conversando com eles, respondendo ao idioma deles e estimulando-os a expressarem satisfação ou incômodo com o vocabulário que possuem. É um ótimo momento para fazer perguntas e apresentar palavras de objetos e atividades que fazem parte da rotina.

De 8 a 12 meses

Finalmente, os balbucios começam a se transformar em sílabas, como “mama” ou “papa”! Com isso, elas começam a criar os próprios termos simplificados para objetos e atividades, principalmente se os pais mostram reações positivas às sílabas que a criança produz.

Contar histórias e continuar conversando com a criança como se ela entendesse todas as palavras são estímulos indispensáveis para este momento. Além disso, é importante seguir nomeando objetos e atividades, já que a compreensão do bebê expande rapidamente nesta fase e ele aprende, aos poucos, a expandir seu repertório de sons, sílabas e, consequentemente, palavras.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário