Planejando a segunda gravidez

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Shutterstock)

Mamita, você está se planejando para a segunda gravidez? É claro que não existe o momento ideal para isso acontecer, mas se programar para a chegada desse mais novo membro da família é essencial.

Além disso, o acompanhamento do seu médico é de extrema importância, somente ele te dará as orientações corretas em relação ao seu corpo, exames, suplementos vitamínicos, cuidados, enfim, tudo o que você realmente precisa saber antes da segunda gravidez. 

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você colocar em prática e planejar a segunda gravidez com muito mais tranquilidade e consciência de tudo o que está por vir. Confira a seguir:

Converse com seu parceiro 

Primeiramente, o ideal é que você e seu parceiro sentem e conversem sobre a possível chegada desse novo membro da família, se ele está disposto a ajudar a cuidar e também a passar por todas as mudanças necessárias para o bem-estar do recém-nascido. 

Leve em consideração fatores da rotina de vocês e também as suas mudanças, já que uma gestação mexe – e muito – com vários fatores de uma mulher como o humor, a paciência, os hormônios… 

O orçamento dá para duas crianças?

Esse é um ponto muito importante, já que os gastos com uma criança são beeem grandes. Fraldas, enxoval, itens de higiene, remédios, suplementos, visitas ao pediatra, tudo isso somado no fim do mês pode dar uma conta bem alta. 

Por isso, coloquem todas as despesas já existentes na ponta do lápis e façam também uma projeção do que precisarão gastar – com base nos custos que tiveram com o primeiro filho. Ao final, vocês terão uma boa estimativa do quanto irão gastar mensalmente.

Procure seu médico de confiança

Após a decisão de ter esse segundo filho, o ideal é que você procure seu médico de confiança para que ele possa te passar todos os exames necessários para avaliar se está tudo ok com seu corpo, além de tirar todas as suas dúvidas em relação ao assunto. 

Geralmente, é pedido um exame de sangue completo e alguns ultrassons. Dessa forma, é possível avaliar de perto se você está com falta de alguma vitamina e até mesmo se precisa fazer reposição hormonal. 

Planeje sua alimentação

Planejando a segunda gravidez - Bebê e tal
(Foto: Shutterstock) 

Um dos principais benefícios de se organizar com antecedência para a segunda gravidez é poder pensar em todos os detalhes, principalmente quando o assunto é a alimentação. O ganho de peso é inevitável, desde que seja com saúde.

Procure um nutricionista para criar um planejamento alimentar personalizado para você. O mais indicado é que você leve também seus exames, assim, o profissional consegue adequar as refeições com os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para você e também para o bebê, além de controlar o seu peso. 

Uma rotina de exercícios é essencial 

Se você já tem o costume de praticar exercícios diariamente, já é um ponto positivo a ser levado em conta. Mas, não é porque você engravidou, que deve parar. O sedentarismo precisa passar longe dessa fase. 

É claro que você não vai sair pegando peso como antes e nem fazendo os mesmos esforços. Para isso, explique sua condição para o professor ou personal da academia para que ele passe o treino mais indicado para você. Outra dica é praticar yoga ou pilates, que fazem muito bem para as mulheres durante a gravidez. 

Prepare o irmão mais velho para a chegada do mais novo

A chegada desse novo membro da família pode gerar muitas crises de ciúmes e birras, algo completamente normal. Por isso, prepare seu primogênito para essa grande novidade. Converse durante a gestação sobre o irmãozinho, peça ajuda nos preparativos do enxoval, estimule esse amor entre irmão e ressalte que ambos terão o mesmo espaço em seu coração.  

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.     

Você também pode gostar

Deixe um comentário