5 maneiras de estimular a independência na infância

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Acervo pessoal)

Como todos dizem, nós criamos os filhos para o mundo, especialmente para que eles saiam por aí e encontrem um caminho próprio. Por isso, estimular a independência na infância é importante para empoderar seu pequeno desde os primeiros passos.

Com atitudes simples no dia a dia, você pode ajudar a criança a perceber como ela tem poder sobre o seu próprio caminho. Dessa forma, ela começa a compreender melhor o que gosta, não gosta e como quer se comunicar com o mundo!

Planeje o quarto e adapte ambientes para que a criança tenha acesso

Para que as crianças sejam mais participativas na rotina da casa e, por exemplo, organizem seus próprios brinquedos ou peguem livros para ler sozinhos, é indispensável que os móveis sejam acessíveis.

Se você quiser adaptar outros ambientes além do quarto do pequeno, pode apostar em caixas organizadoras, assim como mesas e cadeiras infantis.

Incentive o pequeno a encontrar seus hobbies e interesses

Muito cedo, a criança já começa a demonstrar um certo interesse por determinadas atividades e assuntos, e estes podem ser sinais de grandes paixões e habilidades que seu pequeno vai desenvolver ao longo da vida, até como uma forma de se expressar para o mundo.

Sendo assim, incentive e encoraje as atividades saudáveis e benéficas que chamarem a atenção do seu pimpolho!

Ensine-o a se arrumar sozinho

Durante o banho, comece com pequenos passos: primeiro, entregue o sabonete para o pequeno e diga como ele deve se higienizar, ensinando aos poucos cada etapa do processo e deixando ele ganhar prática.

Depois, a rotina pode incluir também as roupinhas, deixando que ele monte os próprios looks e vista-se por conta própria.

Permita que ele faça escolhas

Certamente, uma ótima forma de estimular a independência na infância é mostrar como a opinião do pimpolho também tem poder. 

Você pode apresentar essa capacidade de escolhas em momentos simples do dia a dia, inicialmente. Por exemplo, você pode oferecer duas frutas na hora do lanche e pedir que ele escolha a sua favorita.

(Foto: Acervo pessoal)

Transforme os erros em aprendizados naturais

Por fim, deixe que a criança erre e entenda como esse é um processo natural da vida! Ao invés de dar bronca, tente explicar como erros são comuns e importantes para aprendermos a escolher as melhores opções.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube

Você também pode gostar

Deixe um comentário