Visita ao recém-nascido: as 9 regras de etiqueta mais importantes

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Pixabay)

Quando um novo integrante chega à família, todos querem conhecê-los o mais rápido possível. Entretanto, é indispensável estabelecer regras na visita ao recém-nascido, tanto para preservar a saúde do bebê quanto para não interferir na nova rotina da família.

Higienização em primeiro lugar

Antes de entrar no quarto e conhecer o pimpolho, lave bem as mãos ou use álcool em gel. O bebê recém-nascido possui um sistema imunológico sensível e não deve ser exposto a vírus e bactérias.

Aguarde 15 dias

Por mais que todos queiram visitar o bebê o quanto antes, o ideal é esperar 15 dias após o parto para a primeira visita. Caso você não tenha a oportunidade de visitar na maternidade, espere um tempo para que os pais se adaptem à nova rotina antes de agendar o encontro.

Horário certo

Prefira realizar a visita ao recém-nascido durante o dia, em um horário recomendado pela mãe, especialmente para evitar interferências na rotina do bebê, principalmente no sono.

Evite formar aglomerações

Caso haja muitas pessoas no quarto de maternidade ou casa da família, prefira voltar em outra hora para não formar aglomerações e oferecer risco ao bebê.

Não vá caso esteja doente

Se você sentir qualquer sintoma antes da visita, deixe para remarcar o encontro com o bebê para outro momento.

Respeite o momento da amamentação

Enquanto algumas mulheres se sentem confortáveis amamentando em público, outras preferem que este seja um momento privado entre mãe e bebê. Sendo assim, demonstre respeito e retire-se quando a mãe solicitar.

Cuidado com fotos

Na hora de clicar o bebê, antes de tudo, peça a autorização dos pais e, no momento do clique, evite o flash.

Ofereça apoio

Antes da visita, pergunte se os pais precisam que você leve algo ou ajude de alguma forma. Este é um momento em que eles precisam da rede de apoio mais do que nunca.

Evite pegar e beijar o bebê

Por fim, evite beijar e abraçar o recém-nascido, já que isso pode expôr o pimpolho a vírus e bactérias.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário