Dia Nacional dos Animais

por Marcelle Prado

Como ensinar seu filho a respeitar os animais e como os bichinhos podem ajudar no desenvolvimento infantil?

Toda mamita já passou pelo momento de dúvida entre proporcionar um amigo de quatro patas para o seu filho ou não. Seja por receio da interação entre um animal e uma criança pequena, ou pela bagunça que com certeza será resultado dessa amizade! 

Fato é, crianças pequenas, especialmente as menores de 2 anos, costumam ser mais brutas com os bichinhos por não saberem dosar sua própria força. Por isso, se você quer proporcionar um amigo peludo para o seu pequeno, é importante ensinar desde cedo que um pet não é brinquedo e sim um ser vivo que merece respeito, cuidado e amor. 

Confira algumas dicas que você pode colocar em prática para garantir a segurança do seu filho e do pet: • Dê o exemplo 

Toda mamita está cansada de saber que os filhos aprendem a partir do que vêem os pais fazendo! Por isso, é importante que o exemplo de respeito aos animais venha de você. 

Se você trata um animal com respeito e como se fossem membros da família, os pequenos farão o mesmo. • Permita o contato com diferentes espécies 

Ainda não está preparada para dar um pet para o seu filho, mas quer que eles aprendam a respeitar os animais? Leve-os ao zoológico ou alguma fazendinha com animais como coelhos, galinhas e cavalos. Assim, as crianças irão perceber a importância de respeitar todos os animais e não só aqueles que são domésticos. • Elogie as ações positivas do seu filho com animais

Essa dica é muito simples, mas muito eficaz. O reforço positivo é uma ferramenta fácil de implementar e que tem a finalidade de educar e melhorar o comportamento das crianças.• Ensine o que a criança deve fazer quando o animal se comportar mal 

Assim como nós, os animais também têm dias ruins, o que pode fazer com que eles se sintam incomodados ou reajam mal a alguma interação com a criança.

Por isso, é importante ensinar ao pequeno como lidar com a situação para que ele não seja mordido ou arranhado. Você pode usar um bicho de pelúcia para mostrar o que deve ser feito caso o cachorro rosne ou o gato queira atacar. • Envolva a criança no cuidado com o animal

Acostume o seu filho a participar do momento de servir a ração, passeios, visitas ao veterinário e brincadeiras, mostrando como essa rotina é importante para a felicidade do bichinho. 

Como os animais podem ajudar no desenvolvimento infantil? 

De acordo com um estudo publicado na revista Pediatric Research, um cachorro ajuda a incentivar o desenvolvimento social e emocional do seu filho. • Mas, como isso acontece? 

Brincar e interagir com animais pode fazer com que as crianças experienciem o chamado “prazer vicário”, que é o que acontece quando sentimentos alegria a partir do prazer e felicidade de outro ser.

Além disso, o fato de que as crianças precisam se esforçar para entender o que o animal está “pensando” ou sentindo tira os pequenos do espaço de suas próprias cabeças e as fazem pensar mais no que está acontecendo com o outro ser. 

Os pets são facilitadores sociais e ajudam a ensinar as crianças sobre responsabilidade. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário