Autoestima infantil: 9 maneiras para fortalecer e trabalhar a autoestima do seu filho

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Pexels)

Autoconfiança é um tópico que representa desafios até mesmo na vida adulta, entretanto, construir a autoestima infantil é um passo essencial para desenvolver uma relação mais saudável consigo.

Pode parecer que esse é um processo complexo, e ele realmente é, mas a verdade é que a prática mora nas pequenas atitudes do dia a dia. Confira 9 maneiras em que você pode estimular seu pequeno a acreditar mais em si:

Motivar

Tanto em um processo de aprendizado quanto em atividades do dia a dia, mostre ao seu pequeno todas as qualidades, habilidades e potenciais que ele tem.

Confortar

Quando a criança chegar a você se sentindo insegura e receosa, expresse o quanto os sentimentos dela são válidos e ofereça o colo que ela precisa no momento.

Demonstrar interesse

No momento em que seu pimpolho trouxer histórias e descobertas para você, não apenas escute como também demonstre o seu interesse fazendo perguntas e comentários sobre o assunto.

Escutar

Em meio à correria do dia a dia, é comum ouvir uma história das crianças sem direcionar completamente a atenção. Entretanto, faz toda a diferença quando você realmente dedica todo seu foco ao pimpolho, e ele percebe isso.

Observar

Nem sempre as crianças conseguem expressar seus sentimentos, sendo assim, fique de olho na forma como seu pequeno se comporta. A linguagem corporal das crianças também diz muito.

Conversar

Peça a opinião da criança, faça perguntas, compartilhe conhecimentos… O diálogo é, sem dúvida, a melhor forma de construir uma relação de confiança com seu pequeno e, com isso, ajudá-lo a se expressar pelas palavras cada vez mais.

Valorizar

Certamente, um ponto essencial para construir a autoestima infantil é tratar os pequenos como iguais. Dessa forma, você dá valor à inteligência deles e coloca a sinceridade em primeiro lugar.

Consultar

Antes de incluir a criança em qualquer situação, pergunte o que ele acha daquilo, se ele se sente confortável e até mesmo como você pode ajudá-lo a se sentir mais seguro.

Respeitar

Por fim, mas não menos importante, é indispensável colocar a criança em uma posição de respeito. Ainda que sejam mais novos e inexperientes, os pequenos vivem sentimentos tão complexos quanto os nossos.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário