Relação de irmãos: como a primeira amizade transforma a infância

por Redação Bebê e Tal

(Fotos: Felix/Rawpixel)

São os primeiros amigos, parceiros do começo até o fim da vida e até mesmo os alvos das primeiras brigas e discussões: a relação de irmãos é cheia de aprendizados, diferenças e muito amor!

Assim como a união entre mãe ou pai e filho, a conexão entre irmãos é completamente única. Ao mesmo tempo que compartilham um amor incondicional, também sentem mais liberdade para expressar suas diferenças por ocuparem uma posição igual na família e, assim, vivem aquelas clássicas brigas de irmãos que todos conhecemos.

Entretanto, a partir desses desentendimentos corriqueiros e diferentes dinâmicas, desde os primeiros anos de convivência, as crianças já aprendem a socializar de formas que nem sempre estão na sua zona de conforto. São passos essenciais para aprender a lidar com a diferença do outro e encontrar um ponto em que haja harmonia para ambos.

Na infância, são parceiros de brincadeiras. Na adolescência, são confidentes que escutam os segredos que nem os pais ainda sabem. Ja vida adulta, são companheiros que dividem os fardos e seguem ao seu lado, principalmente durante as grandes dificuldades.

Sendo assim, a relação de irmãos representa um vínculo para a vida inteira, uma troca de aprendizados que nunca acaba e um ombro amigo para buscar sempre que precisar!

Uma relação de irmãos saudável

Para nós, como pais, a melhor forma de estimular uma relação harmoniosa entre ambos é preservando a individualidade de cada um deles. Ainda que dividam um laço de sangue ou convivência, irmãos possuem personalidades, relações sociais e preferências pessoais que devem ser construídas por conta própria.

Como os irmãos passam, naturalmente, muito tempo juntos, é importante respeitar os momentos únicos de cada um. É uma forma de evitar ressentimentos, dependências e, ainda assim, estimular que a parceria entre ambos se desenvolva naturalmente ao longo da vida.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário