5 dicas para evitar a birra das crianças

por Redação Bebê e Tal
evitar a birra das crianças - bebê e tal

(Foto: Reprodução/iStock)

Enquanto ainda não sabem lidar com sentimentos de raiva e frustração, os pimpolhos usam de gritos e choros para expressar o que está passando por dentro. Daqui do nosso lado, como mães e pais, evitar a birra é mais do que cuidar e compreender o pequeno, como também preservar o próprio bem-estar e evitar momentos de intenso estresse na família.

Encontrar o equilíbrio entre ser firme e gentil na medida certa é uma técnica que se aperfeiçoa na convivência com o seu filhote, mas existem algumas outras dicas que você pode colocar em prática para lidar melhor com as emoções do seu pequeno!

Diálogo é a melhor solução

Gritar, bater ou ameaçar com castigo são medidas que não devem sequer ser cotadas, já que, além de não resolverem a situação, prejudicam os pimpolhos. É importantíssimo conversar com a criança depois da birra, tentando entender o que ela sentiu no momento e oferecer uma solução gentil e viável para todos.

Mantenha a calma

Certamente, manter a calma pode ser um grande desafio neste momento, principalmente quando acontece em público. Entretanto, é esse tipo de postura que vai dar um exemplo para o pimpolho de qual é a melhor forma de lidar com as emoções, por mais frustrantes e confusas que elas pareçam.

Use o poder de escolha

Para evitar a birra e, ao mesmo tempo, dar o senso de independência que as crianças tanto buscam neste tipo de discussão, nada melhor do que oferecer opções limitadas. Por exemplo, se o pequeno está frustrado porque não quer tomar banho, mostre as opções de brinquedos que ele pode levar para a banheira, ou as músicas que vocês podem cantar juntos durante o banho, etc.

Entender as necessidades de cada idade

A cada fase da infância, tanto as necessidades fisiológicas quanto sociais e emocionais das crianças se transformam. Sendo assim, acompanhar esta mudança, é uma forma de estar alinhado com seu pimpolho e, assim, evitar a birra e fortalecer a relação entre vocês.

Valide os sentimentos da criança

Por fim, as crianças fazem birra porque se sentem frustradas de alguma maneira. Por mais que os motivos pareçam simples demais para nós, são acontecimentos que incomodaram o pequeno. Então, ofereça o seu apoio, mostre que os sentimentos dele são válidos e, depois, dialogue sobre a melhor forma de lidar com essa emoção.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário