Volta às aulas pós-Carnaval: dicas para a readaptação escolar

por Redação Bebê e Tal
volta às aulas pós-carnaval - bebê e tal

(Foto: Reprodução/Pexels)

Certamente, o retorno das férias escolares já é um desafio para todas as famílias. Mas, bem no momento em que parece que a rotina está engrenando, chega o feriado mais esperado por todos os brasileiros, e é por isso que a volta às aulas pós-Carnaval pode ser tão difícil quanto o início do ano.

É muito comum que as crianças se mostrem indispostas e até mesmo chorem nos primeiros dias desta readaptação à rotina escolar, mas algumas dicas podem tornar esse processo mais intuitivo e prático, tanto para os pimpolhos quanto para a família inteira:

Rotina de sono

Para que o pequeno esteja descansado e cheio de energia para o retorno à escola, garanta que ele durma em um horário adequado no dia anterior. Inclusive, o ideal é evitar atividades que cansam muito o pequeno antes da volta às aulas, já que isso pode deixá-lo ainda mais indisposto para o processo de readaptação.

Tirando as dúvidas

Reserve alguns minutinhos no fim de semana antes da volta às aulas para conversar com o seu pequeno sobre o retorno. Esse diálogo é essencial para compreender todas as dúvidas e ansiedades que ele tem sobre isso. Ao validar os sentimentos da criança e trazer segurança com mais informações, você já faz com que ele se sinta mais confiante para ir à escola.

Uma ótima técnica é destacar tudo o que já deu certo no primeiro retorno às aulas antes do carnaval! Assim, você mostra ao seu filho que, se ele se adaptou há poucas semanas atrás, ele consegue fazer isso de novo.

Organizando os materiais

Como a maioria das crianças adora comprar os novos materiais escolares, organizar a mochila e os estojos é uma boa forma de trazer mais positividade para o retorno à escola. Inclusive, é o momento ideal para identificar cada item e orientar o uso correto do material. Assim, é uma atividade útil tanto para o pequeno se organizar na aula quanto para não perder nada durante as aulas.

Seja firme

De qualquer forma, a volta às aulas pós-carnaval vai ser difícil para os pimpolhos e é provável que eles peçam para ficar em casa. Por isso, é importantíssimo que os pais sejam firmes e façam com que a criança vá para a escola sem negociações. É um momento de novas descobertas e conexões que fará toda a diferença no desenvolvimento do seu pequeno e, quanto mais ele frequentar, mais consistente será a adaptação e o aprendizado.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário