Meu filho não quer dançar na festa junina da escola: dicas do que fazer para incentivá-lo

por Redação Bebê e Tal
dançar na festa junina - bebê e tal

(Foto: Deposit Photos)

Ver o pimpolho dançar na festa junina da escola é um momento inesquecível para toda mamita! Mas o que fazer quando a criança se sente insegura e não quer mais participar?

É muito comum, principalmente com pequenos mais tímidos, que bata esse nervosismo em relação à apresentação e, nem sempre, sabemos como lidar com isso da melhor forma, principalmente no comecinho da vida escolar.

Por isso, selecionamos algumas dicas de ouro que podem te ajudar a conversar com seu filho e ajudá-lo a participar desse momento inesquecível com mais segurança em si.

Converse e responda as dúvidas sobre dançar na festa junina

Quando a criança trouxer essa demanda para você, antes de tudo, ofereça acolhimento e tente entender os motivos do pequeno. 

Na maioria das vezes, o pimpolho se sente ansioso e inseguro porque não sabe exatamente o que vai acontecer. Por isso, conversar e resolver o máximo de dúvidas possível é uma forma de tornar seu pequeno mais confortável na apresentação.

Considere a opinião das crianças para dançar na festa junina

Para trazer ainda mais conforto para a situação, respeite a opinião das crianças durante o processo de preparo para a dança. Por exemplo, deixe que ela escolha a roupa em que se sente mais confiante ou a posição na turma em que se sente confortável, etc.

Pense em alternativas para a dança

Mesmo tendo concordado em participar dos ensaios e do preparo, subir no palco e realmente dançar na festa junina da escola é o principal desafio.

Então, se a criança expressar o desejo de desistir da apresentação no dia, ofereça alternativas que podem deixá-la mais confortável, como entrar no palco com a professora ou com um dos responsáveis, por exemplo.

Entenda o limite entre encorajar e pressionar

Por fim, ao longo de todo o processo, tenha cuidado para não atravessar a linha tênue entre encorajar e pressionar. Elogie e valorize todo o esforço do pimpolho para superar seus medos e ansiedades, mas nunca o pressione a ir além dos seus limites, já que isso traz ainda mais danos do que benefícios.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário