(Foto: Freepik)
Quando o bebê só dorme no colo, parece que esse é um caminho sem volta de muito cansaço para as mamitas! Mas, a verdade é que existem algumas dicas fundamentais que podem te ajudar a tornar o sono mais confortável e saudável para todos.
Primeiramente, é muito importante lembrar que esse é um hábito extremamente comum entre os bebês recém nascidos. Isso porque eles são completamente dependentes e buscam conforto e segurança o tempo todo.
Entretanto, é preciso moderar o tempo de colo quando isso começa a prejudicar a rotina e o descanso da mamita, mostrando ao pequeno como ele também estará seguro em outros ambientes.
Determine um horário para o sono
Desde os primeiros meses de vida, a rotina é fundamental para a saúde das crianças, principalmente quando o assunto é sono.
Por isso, tente estabelecer horários fixos para as sonecas e sono da noite, fazendo o máximo para segui-los até que o relógio biológico do pequeno se acostume. Assim, ele aceitará mais facilmente ser levado ao berço, já que o corpo estará “programado” para dormir no determinado período.
Prepare o ambiente para o sono
Para ajudar a diminuir o ritmo e relaxar o bebê, principalmente para o sono da noite, a recomendação é fazer uma rotina especialmente para esse momento.
Um banho morninho, uma amamentação confortável e um ambiente livre de ruídos e distrações fazem toda a diferença na hora do descanso da criança, ajudando-a a se sentir mais confortável no berço.
Acostume o bebê com o berço aos poucos
Infelizmente, a mudança na rotina de sono do bebê não acontece do dia para a noite, por isso, é importante ter paciência neste processo.
Uma ótima ideia é começar com as sonecas mais curtas do dia, colocando o bebê no berço e ficando por perto para oferecer segurança e conforto, se afastando pouco a pouco conforme ele se sente mais confiante sozinho.
Ofereça um objeto de conforto
Quando o bebê só dorme no colo ele se acostuma com o calor e o cheiro da mãe, por isso, pode ser interessante oferecer um objeto que ofereça essas características na hora de acostumá-lo ao berço.
Pode ser, por exemplo, uma naninha com cheiro de mãe. Para isso, é só dormir com o boneco por alguns dias e, depois, oferecê-lo ao pequeno na hora de dormir. Outra ideia é aquecer a cama sutilmente antes de colocar o bebê, para que ele já se sinta aconchegado.
Respeite o ciclo e a saúde da criança
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é muito mais difícil fazer um bebê cansado dormir do que um que tirou as sonecas necessárias ao longo do dia. Sendo assim, é indispensável respeitar o ritmo do seu pequeno e, aos poucos, construir uma rotina de sono que funciona para todos, com foco na saúde da criança.
- Ciclo vulcânico do sono: o que é e como evitar?
- 7 dicas para melhorar o sono do bebê;
- O sono na infância: a importância e dicas para um bom descanso;
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.