A timidez é natural na infância?

por Marcelle Prado

Muitas mamitas ficam preocupadas com o desenvolvimento dos seus filhos no meio social! Um estudo publicado na revista sobre desenvolvimento infantil da Society of Research in Child Developmentafirmou que muitas crianças podem ser tímidas ou se sentirem tímidas em situações sociais.

O estudo mostrou que a timidez, seja como parte da personalidade da criança ou como algo que ela sente quando precisa lidar com um grupo de estranhos, é uma experiência típica da infância e algo muito natural. Mas atenção: é necessário diferenciar timidez de introversão.

O pequeno com timidez se sente ansioso e se assusta diante de novas situações em que ocupa uma posição de destaque e atenção. Já uma criança introvertida é mais reservada e têm preferência por realizar atividades e brincadeiras sozinha – é claro que crianças introvertidas também podem ficar tímidas em determinadas situações.

Para que essa timidez seja vencida aos poucos, é necessário que os pais demonstrem confiança nas capacidades dos pequenos e estimulem os filhos a participarem de atividades que coloquem as crianças em evidência. Isso pode vir através do incentivo a participar de uma peça de teatro, ler um texto na escola ou contar uma história para um grupo de amigos.

Para que a timidez da criança aos poucos seja vencida, é necessário que os pais também demonstrem confiança nas capacidades dos pequenos e estimulem os filhos a participarem de atividades que coloquem as crianças em evidência. O estímulo para participar de uma peça de teatro, ler um texto na escola ou contar uma história para um grupo de amigos, já é um excelente começo.

Outras dicas que podem ser aplicadas no dia a dia são:

● Evite rótulos! Eles podem cristalizar uma autoimagem negativa para a criança e contribuir para que ela fique cada vez mais retraída;

● Incentive a criança, mas não force ela a fazer atividades nas quais ela não se sinta bem!

● Tenha calma! É preciso paciência para que, aos poucos, a criança ganhe segurança em si e se permita viver novas experiências;

● Incentive a criança a participar de exercícios em pequenos grupos. Começar com um número menor de pessoa pode ajudar;

● Não menospreze os sentimentos dela;

● Valorize as pequenas conquistas e esforços da criança.

Gostou das dicas? Acompanhe sempre  nossos conteúdos aqui da Bebê e Tal. Veja também o Instagram oficial @bebeetal e o nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário