(Foto: Depositphotos)
De acordo com os especialistas e órgãos de saúde, a recomendação é que o bebê alimente-se de leite materno até, pelo menos, completar 6 meses de vida. Entretanto, a licença maternidade da mulher costuma durar apenas uma média de 4 meses. Com isso, como fica a amamentação depois da licença maternidade e retorno ao trabalho?
Por mais que os contratos CLT permitam que a mulher tire 2 períodos de descanso ao longo do dia exatamente para a amamentação, não é um sistema que funciona para todas, especialmente as que não trabalham no modelo home office.
Como planejar a amamentação depois da licença maternidade
Para continuar, consistentemente, oferecendo o alimento que o bebê precisa, é fundamental que a mãe e toda a rede de apoio se planejem com cuidado.
Primeiramente, é fundamental entender como será a rotina de trabalho da mãe: por quanto tempo ela estará ausente, se haverá a possibilidade de retornar para casa em algum período de descanso ou almoço, se há um espaço confortável e apropriado para tirar leite quando necessário, etc.
A partir disso, é possível criar uma rotina de extração, ou seja, entender quanto tempo leite materno é preciso ter em estoque para alimentar o bebê enquanto a mãe está no trabalho. A dica é começar a criar esse estoque um tempo antes do retorno, com entre 15 e 30 dias de antecedência.
Como conservar o leite materno
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o leite materno pode ser conservado na geladeira por até 12 horas. Já no congelador, por até 15 dias. Entretanto, é fundamental que o leite seja armazenado potes de vidro esterilizados e com boa vedação.
Para servir o leite à criança, a recomendação é deixar que ele descongele em temperatura ambiente ou usando um banho maria, evitando levar o recipiente ao microondas, já que o excesso de aquecimento pode afetar a composição natural do leite.
- O papel do pai como rede de apoio durante a amamentação;
- 3 problemas que podem reduzir a produção de leite materno;
- O que é a pega correta na amamentação?
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.