Tudo sobre alergia infantil: os tipos mais populares e os tratamentos indicados

por Redação Bebê e Tal
alergia infantil bebê e tal

(Foto: Revista Crescer)

Por contar com sintomas que se confundem com gripes e resfriados, o diagnóstico da alergia infantil pode levar mais tempo que o normal. Por isso, reunimos as principais informações e pontos de atenção que você precisa ter em mente para proteger a saúde do seu pequeno.

Em alguns casos, a alergia pode diminuir e até mesmo não apresentar nenhum outro sintoma com o passar dos anos. Entretanto, o contrário também pode ocorrer, em que as crises alérgicas se intensificam de acordo com o crescimento e o contato com o agente causador. Sendo assim, quanto antes inicia-se o tratamento, melhor para o seu pimpolho!

Principais sintomas da alergia infantil

Na alergia, o sistema imunológico reage exageradamente à presença de um novo organismo no corpo. Essa reação pode se apresentar de diversas formas e intensidades, variando entre irritações na pele, coceira no nariz e olhos, espirros, tosse e, em casos graves, falta de ar e até mesmo choque anafilático. 

Alergias infantis mais populares

A alergia alimentar e a dermatite atópica são as respostas mais comuns a determinadas substâncias. Entretanto, as alergias respiratórias, como asma e rinite também são muito populares na infância, principalmente para os moradores de grandes cidades, em que o ar é mais carregado e poluído. 

Como as crianças são naturalmente mais sensíveis, é preciso olhar as pequenas mudanças na rotina para identificar qual é o agente causador da alergia. Alimentos diferentes, picadas de bichinhos e até mesmo o uso de novos produtos de limpeza e sabonetes, por exemplo, podem causar o surgimento de sintomas alérgicos.

Como tratar?

Primeiramente, é essencial levar o caso para o pediatra que realiza o acompanhamento do seu pimpolho e descobrir se são realmente sintomas de alergia infantil ou qualquer outra questão de saúde. Caso seja identificado que o acontecimento é mesmo uma reação alérgica, é hora de buscar um especialista. Conhecido como alergista, que conduzirá os testes apropriados e tratamentos específicos para remediar a condição.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário