(Foto: Deposit Photos)
Ceia de Natal, viagens à praia e muitas reuniões de amigos e família… Os últimos meses do ano são sempre uma loucura, mas isso chega a outro nível com um bebê recém-nascido ao lado. Por isso, dicas para uma boa e saudável amamentação no fim de ano são sempre bem-vindas!
Cuidados com o calor
Com as temperaturas altas do verão, os dias de praia e piscina, é fundamental ingerir ainda mais água para evitar a desidratação.
Para o bebê que ainda ingere apenas o leite materno, a recomendação é adotar a livre demanda, reduzindo o intervalo entre as mamadas para garantir que a criança enfrente a estação nutrido e hidratado.
O que está liberado na alimentação?
Cientificamente, não existem alimentos que prejudicam a amamentação de alguma forma, mas é interessante que cada mãe observe os ingredientes que causam mal estar em si ou torna as cólicas mais frequentes no bebê. Sendo assim, a dieta varia de uma mãe para outra!
Em relação ao álcool, a recomendação é evitar ou ingerir poucas quantidades, não apenas porque ele é absorvido pela corrente sanguínea e passado pelo bebê pelo leite. Na verdade, a exclusão do hábito durante a amamentação também pode deixar a mãe ainda mais cansada durante a rotina com o recém-nascido, que já é puxada por si só.
Atenção à roupa de banho
Nos dias de praia e piscina, é comum ficar com o biquíni úmido ao longo do dia, mas é importante que as mamitas tenham cuidado com isso!
Após o parto, as mulheres ficam com a imunidade mais frágil que o normal e, por isso, essa umidade do biquinho pode causar candidíase, tanto mamária quanto vaginal. Por isso, a recomendação é priorizar as roupas secas sempre que possível.
- O que é a pega correta na amamentação?
- Como fica a amamentação depois da licença maternidade?
- O papel do pai como rede de apoio durante a amamentação;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.