(Foto: Reprodução/Pinterest)
Se tem um momento que é muito esperado pelas crianças, sem dúvidas, são as férias! Além da possibilidade de brincar mais livremente, esse período é uma ótima oportunidade para a família inteira se divertir junto com os pequenos.
Nesse momento atípico que vivemos com a pandemia, pode ser difícil encontrar formas para entreter e ocupar a mente das crianças. Por isso, é fundamental pensar e planejar brincadeiras para esse período de férias com a criançada e, melhor ainda: sem sair de casa!
Separei uma sequência de brincadeiras para todas as idades, que irão estimular a criatividade dos seus filhos e, de quebra, ensiná-los sobre a importância de reciclar materiais que, muitas vezes, iriam parar no lixo. Se brincar já é algo maravilhoso, imagina nas férias? Com essas dicas a família inteira poderá criar, se divertir e aproveitar esse período juntos.
Brincadeiras na área externa
Se você possui uma área externa em sua casa e um gramado, com pedrinhas e folhas, esses elementos já serão mais do que suficientes para criar um mundo de brincadeiras. Com criatividade, imaginação e trabalho em família, podemos criar um novo universo para as crianças.
Jogo da Velha com Pedras
Simples, bonito e fácil de fazer, você pode ajudar as crianças a pintar as pedrinhas, desenhando “X” e “O”. Apesar do jogo da velha ser simples e pra todas as idades, lembre-se sempre de ficar de olho nos pimpolhos menores, para não levarem à boca os objetos.
Dominó Artesanal com Pedras
Até mesmo um dominó é muito fácil de fazer com pedras. E o mais legal, esse é um jogo que os adultos amam também! Todos se divertem juntos e é simples e prático de fazer e brincar.
Pintura de folhas secas
Seja pintando as folhas em si, ou as usando com molde para desenhos em uma folha em branco, essa brincadeira é muito criativa, versátil e artística. Além disso, é possível explorar junto com as crianças as texturas e tons naturais que as folhas possuem.
Jogo Twister na Grama
Se vocês não têm o jogo Twister (aquele tapete, com bolinhas coloridas), que tal fazer a sua própria versão? Para isso, basta fazer os círculos coloridos na grama com a ajuda de um estêncil com papelão.Depois, é só se jogar e brincar muito!
Brincadeira sensorial para bebês
Essa aqui, separei especialmente para as mamitas que queiram estimular os cinco sentidos dos seus filhos menores, a partir dos elementos da natureza. E é tudo muito simples: basta um pedaço de papelão e achados da natureza (pedras, gravetos e folhas)que não mostrem risco de perigo e cola quente.
Brincadeiras da porta para dentro
Agora, se você e sua família preferem brincadeiras em casa, também não tem problema, porque o que não faltam são opções para se divertir com os pimpolhos, unindo algumas embalagens vazias de produtos, retalhos de roupa, papelão e outros materiais recicláveis.
Cai ou Não Cai com garrafa PET
Uma garrafa PET, bolinhas de gude e palitos: materiais simples para uma brincadeira divertida e clássica. Lembrando ainda, que o material pode ser improvisado com outros elementos, basta que eles mantenham as bolinhas suspensas.
Jogo para acertar argolas
Sabe aqueles pratinhos de papelão que sobrou daquela festinha do pimpolho há uns tempos atrás? Você pode usá-los para criar um jogo de acertar argolas com rolinhos (desses de papel toalha). Outra maneira é criar o suporte com cano PVC e utilizar arames revestidos com tecido.
Jogo de dama com tampinhas
Esse aqui é ainda mais simples ainda: com um tecido quadriculado você faz o tabuleiro e as tampinhas são as peças. Pronto! Um lindo jogo de dama reciclado. Mas, se não tiver tecido quadriculado serve qualquer tecido e uma canetinha que pinte o material.
Super-Heróis com rolinhos de papel
Se seus filhos gostam de super-heróis, essa é, sem dúvidas, uma opção se divertir com muita criatividade e a aventura dos clássicos como DC, Marvel, ou qualquer outro universo encantado do mundo dos desenhos.
Malabares com Garrafa PET e Cabo de Vassoura
Agora, já imaginou ter um malabarista dentro de casa? Então, pegue garrafas PET, um cabo de vassoura no tamanho ideal e cole na garrafa. Coloque também algum peso, como retalhos de tecido ou algo semelhante, dentro da garrafa PET.Cole bem e, está pronto! Agora, é só decorar como preferir e se divertir com as crianças!
Gostou dessas dicas? Então não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do meu canal no YouTube.