(Foto: Adnan Bayot/Pexels)
Com o dia a dia corrido, cuidado com a casa, crianças, marido e emprego, acabamos deixando de lado nós mesmas, porém, manter o autocuidado na maternidade é essencial para a saúde física e mental.
A gente sabe que a chegada de uma criança muda a rotina da casa inteira, é um período de completa adaptação para todo mundo, mas você não pode deixar suas necessidades de lado.
Aliás, baixa autoestima e desânimo nessa etapa da vida são supernormais, não é todo dia que a gente acorda querendo se produzir toda, e está tudo bem. E é exatamente aí que entra o autocuidado na maternidade, algumas ações simples, que podem até parecer impossíveis de conciliar, para adicionar ao seu dia a dia – aos poucos e no seu ritmo. Tudo isso para você se sentir melhor e bem consigo mesma.
Tenha sempre em mente que, para cuidar dos outros, você precisa cuidar primeiro de você. Mas, se você está com dúvidas de como começar esse autocuidado na maternidade, selecionamos algumas opções a seguir:
Tenha um período do dia dedicado somente a VOCÊ
Para começar, você precisa tirar um tempo do dia só para você. Seja meia hora ou 1 hora, não importa, desde que você consiga fazer um exercício físico, colocar em prática uma meditação, cortar o cabelo, fazer as unhas, ou até mesmo dormir, enfim, invista no que te faz bem e não faça nada por obrigação.
Faça algo que você goste, sem restrições. Combine com seu marido ou babá que aquele determinado momento do dia você precisará de uma ajudinha extra com as crianças para colocar esse autocuidado na maternidade em prática.
Faça algo que você goste fora de casa
É normal a gente parar de fazer algumas coisas depois que os filhos nascem, não se sinta culpada e nem sozinha. Mas você pode voltar a fazer o que você gosta, sempre contando com sua rede de apoio. Um passeio no shopping, um tempo no cabeleireiro, um chá da tarde na sua cafeteria preferida, um encontro com as amigas, escolha o que te faz bem.
Faça pausas estratégicas durante o dia
Estamos tão acostumadas com a correria da rotina que começamos a fazer tudo no automático, não é verdade? E isso pode sobrecarregar você… por isso, a cada nova tarefa, seja de casa ou com os filhos, tire uns minutinhos para respirar e inspirar fundo, escutar as batidas do coração e voltar a sua atenção para você.
Encontre um grupo que você se encaixe
É extremamente importante você se conectar com outras mães que estão passando pela mesma fase que você. Dessa forma, vocês conseguem trocar ideias, experiências, traumas e tudo o que estão passando, sem medo de serem julgadas.
Hoje, existem inúmeras comunidades nas redes sociais com mães compartilhando suas vidas reais. Encontre um grupo que você se identifica, seja no WhatsApp ou Facebook. Caso você não saiba onde encontrar, converse com amigas que já tiveram filhos e peça indicações.
Não tenha medo de pedir ajuda!
Você não precisa fazer tudo sozinha e nem dar conta de tudo, por isso, quando se sentir sobrecarregada, não tenha medo e nem vergonha de pedir ajuda a sua rede de apoio.
Apesar de a maternidade ser um verdadeiro desafio, com calma, paciência e tempo, tudo começa a se encaixar. Ser mãe é ter um trabalho em tempo integral, mas com o melhor salário de todos: o amor dos filhos!
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.