5 sinais de baixa autoestima infantil que você deve prestar atenção

por Redação Bebê e Tal
baixa autoestima infantil

(Foto: Annie Spratt/Unsplash)

Infelizmente, a baixa autoestima infantil é mais comum do que imaginamos e traz grandes impactos ao desenvolvimento da autonomia e confiança do pimpolho ao longo da infância.

Por isso, é importante estar de olho em alguns sinais no comportamento da criança que podem mostrar que ela precisa de ajuda.

Sinais da baixa autoestima infantil

Por mais que cada criança se expresse de uma forma, principalmente em momentos de tristeza, existem alguns comportamentos comuns entre os pequenos que sofrem com baixa autoestima.

  • Evitar começar novas tarefas ou brincadeiras por insegurança;
  • Grande preocupação com a opinião de outras pessoas;
  • Mostrar resistência ou desinteresse em ir à escola e outras atividades;
  • Isolamento dos coleguinhas e familiares;
  • Fazer comentários negativos sobre si, mesmo que em tom de piadas;

Como ajudar uma criança com baixa autoestima?

Ao identificar um ou mais deles, a recomendação é buscar um psicólogo especializado no atendimento infantil para conduzir a conversa e orientação do seu pequeno da melhor forma.

Além disso, também é interessante marcar uma conversa na escola do pimpolho, especialmente para compreender o que tem acontecido no ambiente e descobrir se há alguma conexão com os sentimentos do seu filho.

Em casa, o diálogo é sempre a chave para oferecer o apoio e conforto que seu filho precisa. Pergunte como ele está se sentindo, valide as demandas que ele traz e ofereça o carinho que ele necessita no momento.

Quando possível, estimule-o a participar das atividades do dia a dia na casa, fazendo com que ele desenvolva mais autonomia e, assim, se sinta mais confiante pouco a pouco. A dica também vale para as habilidades que a criança já tem em destaque, como a prática de algum esporte ou hobby.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário