(Foto: Tara Raye/Unsplash)
Nos primeiros meses de vida, os pimpolhos passam o tempo inteiro conosco e, por isso, um dos grandes desafios que as mamitas enfrentam é acostumar o bebê a dormir sozinho.
Entretanto, estimular esse hábito é importantíssimo não apenas para a saúde do sono do seu filho, mas para os pais também, que precisam de um descanso restaurador para seguir a rotina com as crianças da melhor forma.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar nessa fase! Lembrando que, caso seu pequeno tenha extremas dificuldades de dormir sozinho, pode ser interessante consultar um pediatria para descobrir o que pode ser feito.
Crie uma rotina para a hora de dormir
Para ajudar o seu pequeno a relaxar antes de dormir, é interessante montar uma série de atividades que vão compor a rotina do soninho. Dê um banho bem morninho no baby, ofereça o jantar sem exageros, leve-o para o quarto com luzes baixas e leia uma historinha até o pimpolho pegar no sono. A cada etapa, ele vai começar a desacelerar e, assim, dormir mais facilmente sozinho.
Deixe o berço apenas para dormir
Quando o pequeno acordar, tente mantê-lo em outros espaços que não sejam o berço, como um chiqueirinho ou tatame, por exemplo. Assim, ele começa a associar o cantinho com a hora do sono, seja ele um cochilo ou a dormida da noite.
Afaste-se aos poucos
Um dos grandes desafios para acostumar o bebê a dormir sozinho é conseguir deixá-lo sozinho no quarto. Para isso, uma boa ideia é se afastar aos poucos, para o pimpolho ir se acostumando. Coloque-o no berço e sente na poltrona, bem perto do baby até ele dormir. Depois, coloque a cadeira um pouco mais longe e, pouco a pouco, vá se afastando até sentir que ele está pronto.
Seja firme
Sem dúvida, é muito difícil ver o bebê chateado por se separar de você na hora de dormir, mas é importante ser firme neste momento, especialmente para que ele tenha um sono seguro e de qualidade no berço.
Por isso, quando o bebê chorar, o console, mas não o retire do berço ou pegue no colo. Quando estiver no processo de se afastar aos poucos, evite ir até o bebê e tente conversar com ele, ou acalmá-lo com uma cantiga. O processo pode ser bem desafiador, mas vai valer à pena ao longo prazo!
- Como adaptar a casa para a chegada do bebê;
- A importância da socialização para o desenvolvimento do seu bebê;
- Como cuidar da roupa de cama do bebê;
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.