(Foto: Sergey Makashin/Pexels)
Você já parou para perceber se o seu bebê toma água suficiente para se manter hidratado diariamente? Falamos muito sobre como é importantíssimo tomar mais de 2 litros de água por dia na vida adulta, mas nem sempre falamos sobre a hidratação dos pequenos.
Durante os primeiros 6 meses de amamentação, toda a água que a criança precisa está presente no leite materno. Aliás, como eles possuem um estômago pequeno, o consumo de água pode reduzir a vontade de consumir o leite materno, o que prejudica o processo de alimentação do pequeno.
A partir dos 6 meses, já é possível introduzir a água na rotina da criança, fazendo a conta de 100mL para cada quilograma da criança até que ela chegue aos 10kg. Depois disso, seu bebê toma 1L de água a cada quilograma, até que ele atinja a marca dos 20kg. Daí para frente, aumentamos a quantidade diária para 1,5L de água a cada quilograma do seu filho.
Como introduzir água na rotina do bebê
Para introduzir a água na rotina da criança, é interessante variar entre sucos e chás. Eles possuem sabores característicos e podem chamar mais a atenção dos pequenos.
Do primeiro ano de idade em diante, quando o bebê precisa tomar água com mais frequência, é essencial oferecer a bebida mesmo que a criança não peça. Especialmente para criar este hábito na rotina até que ele naturalmente entenda quando precisa se hidratar por conta própria.
Como os pequenos sempre amam o que é colorido e lúdico, uma ótima dica é apostar em copos e canudos divertidos neste momento. Assim, eles ficarão animados para utilizar o novo presente e vão aceitar a água com mais naturalidade no dia a dia.
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal! Acompanhe também as novidades através do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.