(Foto: Freepik)
Ah, as brigas entre irmãos… algo rotineiro que faz parte do dia a dia de todas as famílias, sem exceção, ainda mais quando envolvem crianças menores. Esses conflitos são completamente inevitáveis, já que acontecem por absolutamente qualquer motivo, mas que tiram toda a família do sério, né?
Porém, o papel dos pais nessas brigas entre irmãos é saber mediar a situação, sempre com muita calma e paciência. Apesar de parecer impossível, com algumas dicas – e com o passar do tempo -, essa relação entre os pequenos promete melhorar e se tornar mais saudável para todos.
Porém, se você ainda está um pouco perdida em relação a como lidar com essas brigas entre irmãos, selecionamos 6 dicas para você colocar em prática e trazer paz para a casa:
Saiba a hora exata de intervir nessas brigas entre irmãos
É claro que, quando as brigas entre irmãos começam, dá vontade de parar com tudo na mesma hora e de uma vez. Mas é preciso ter calma e tentar deixar com que eles se resolvam sozinhos, por mais que leve mais tempo do que o planejado. Caso tudo saia do controle, aí sim é a hora de intervir e solucionar o problema.
Não se descontrole
É preciso dar o exemplo para que as crianças o sigam! A gente sabe que, às vezes, dar um grito para acabar com a confusão de uma vez por todas é mais fácil. Mas, caso você faça isso, seus filhos também vão começar a gritar. Então, mantenha o controle e pratique a paciência.
Faça com que os pequenos se resolvam sozinhos
Uma ótima forma de acabar com essas situações chatas, é propor que eles mesmos se resolvam sozinhos, sem a ajuda de um adulto. Antes de interferir, faça essa proposta para eles, que eles reflitam a causa do problema e, é claro, encontrem uma solução que agrade os dois lados.
Dessa forma, você incentiva o amadurecimento dessas crianças através de atitudes comuns do dia a dia.
Escute todos os lados da história
Caso seja preciso parar uma dessas brigas entre irmãos, procure escutar todos os lados da história, sempre dando a devida atenção para que tudo se resolva com mais facilidade. Mas, lembre-se de não elogiar e nem castigar um na frente do outro. Caso precise fazer isso, converse separadamente para que ninguém se sinta diminuído.
Promova diálogos entre os pequenos
Muitas vezes, essas brigas entre irmãos acontecem por eles ainda não saberem qual a melhor forma de expressar os sentimentos. Para isso, o diálogo entre eles é mais do que importante. Faça com que eles conversem sozinhos, coloquem todas essas emoções para fora e reflitam se era mesmo necessário uma briga naquele determinado momento.
Ensine o valor da empatia
Saber o valor da empatia nessas situações é ideal! Faça um exercício e proponha que cada criança se coloque no lugar da outra, para que ambos entendam os dois lados dessa situação.
Olhar para o outro com mais empatia é essencial para entender a raiz do problema. Trabalhar esses sentimentos faz com que seus filhos cresçam com um olhar muito mais compreensivo do mundo.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.