(Foto: pvproductions/Freepik)
Certamente, as brigas entre irmãos são muito comuns entre as crianças e, por isso, aprender a lidar com elas da melhor forma é fundamental para um desenvolvimento saudável de ambos pequenos e também para estreitar os laços familiares.
Com isso, selecionamos 4 dicas de ouro que podem transformar o seu olhar sobre os conflitos e discussões entre seus filhos. Continue lendo para conferir!
Não foque em encontrar um culpado
Ao tentar encontrar um culpado nas brigas entre irmãos, acabamos estimulando-os a inventar mentiras para se livrar da culpa ou a desenvolver uma necessidade de agradar os pais a todo custo. Sendo assim, é importante que a prioridade seja compreender o que cada um está sentindo no momento.
Apresente soluções imparciais
Especialmente para reduzir a competitividade entre os irmãos, é fundamental não tomar lados ao oferecer soluções para as brigas. Mesmo quando há uma discussão entre um irmão mais novo e um mais velho, é fundamental priorizar a compreensão do acontecimento, o acolhimento dos sentimentos e a boa relação entre ambos pimpolhos.
Ajude as crianças a compreender o erro
Principalmente se você viu o início da briga acontecendo, ajude as crianças a compreender o que aconteceu de errado na situação. Isso sem necessariamente apontar culpados ou exigir que alguém se desculpe.
Mais importante do que pedidos de desculpas desonestos e impostos, é que o pequeno compreenda a melhor forma de lidar com o irmão e com os momentos de frustração.
Dê espaço quando necessário
Se os ânimos estiverem muito exaltados, dê um espaço para a criança respirar e se acalmar para então conversar, tanto individualmente quanto na companhia do irmão.
Caso o seu filho seja o tipo de pimpolho que precise extravasar a raiva de forma física, direcione-o a uma atividade segura. Por exemplo, apertar alguma pelúcia, chutando algum objeto macio, etc.
- Relação de irmãos: como a primeira amizade transforma a infância;
- 8 dicas para preparar seu filho para a chegada do irmão mais novo;
- 5 brincadeiras lúdicas para fazer com a família toda;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.