7 brincadeiras caseiras para fazer com os filhos

por Redação Bebê e Tal
brincadeiras caseiras - bebê e tal

(Foto: Kelly Sikkema/Unsplash)

Certamente, adoramos sair e explorar diferentes passeios com as crianças, mas curtir o conforto do lar com algumas brincadeiras caseiras também é fundamental na rotina da família.

Por isso, trouxemos 7 ideias que você pode organizar dentro de casa, usando a criatividade e materiais que você provavelmente já tem por aí. Continue lendo para aprender!

Labirinto DIY

Na falta de uma lousa, que tal usar sua parede como um labirinto? Para não estragar a pintura, você pode demarcar o caminho com fita adesiva. Já o bonequinho do pequeno que navega pelo caminho pode ser feito de papel e equipado com fita adesiva atrás para colar na parede.

Bolinha na caçapa

Usando uma caixa de pizza, você pode criar um jogo divertido para o seu pimpolho! É só fazer um ou dois furos na caixa e decorá-los como você quiser. Depois, é só colocar uma bolinha na caixa e fazer os movimentos necessários para levá-la até o buraco.

Amarelinha diferente

Na amarelinha tradicional, a ideia é pular de um campo para outro, alternando entre uma e duas pernas. Mas, para trabalhar ainda mais a coordenação motora, o objetivo desta brincadeira é trabalhar com as mãos e pés!

Em uma casinha, a criança encosta as mãos na parte de dentro do quadrado e os pés para fora, na próxima, a dinâmica é contrária. Você pode construir o trajeto de acordo com as habilidades do seu pimpolho.

Corrida de centopeias

Que tal transformar uma das brincadeiras em casa em competição? Para a corrida das centopeias, você só precisa recortar uma tira de papel e dobrá-la várias vezes, fazendo com que ela fique com um formato mais curvado sobre uma superfície reta. Inclusive, os pequenos podem decorá-las como quiserem para a corrida.

Depois, usando um canudinho para mover a centopeia, começa a competição!

Pega-vareta

Usando palitos de churrasco ou até mesmo tiras de macarrão cru, você pode recriar o jogo pega-vareta em casa! Para encaixar os palitos, você pode usar um escorredor de macarrão ou uma garrafa pet com vários furos.

A ideia é posicionar os palitos até que eles criem uma caminha para um objeto que não poderá ser derrubado ao longo do jogo, que consiste entre tirar um palito por vez.

Projetor de desenhos

O primeiro passo é criar os desenhos com as crianças. Para isso, você pode usar um plástico transparente, como papel celofane, por exemplo, e canetinhas coloridas.

Para a projeção, use um rolo de papel de higiênico e posicione o desenho em uma das extremidades. Na outra ponta, posicione uma lanterna e apague todas as luzes da sala, apontando o projetor para uma parede que mostre o desenho. 

Cama de gato

Para que os pimpolhos se sintam como verdadeiros espiões em uma missão especial, que tal criar uma cama de gato gigante no seu corredor? Basta prender vários barbantes ou elásticos nas paredes, criando um caminho que parece uma teia de aranha para que eles atravessem.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário