Brincadeiras e brinquedos para cada fase do desenvolvimento dos bebês

por Redação Bebê e Tal
brinquedos para cada fase do desenvolvimento bebê e tal

(Foto: Reprodução/Pexels)

Conforme a criança desenvolve diferentes habilidades ao longo dos meses de vida, existem brinquedos para cada fase do desenvolvimento que tornam o processo ainda mais frutífero e divertido para o seu pimpolho! 

Pensando nos primeiros aninhos de vida do seu pequeno e nos grandes saltos de aprendizado que acontecem neste período, reunimos ideias de brinquedos e brincadeiras que têm tudo a ver com cada etapa.

Enquanto o bebê fica deitado

Entre os primeiros 6 meses de vida, brinquedos com cores vibrantes e sons chamativos são os que mais atraem os bebês, já que eles ainda não têm tanto controle sobre os movimentos das mãos.

Assim, fazer brincadeiras interagindo com o bebê por meio de diferentes olhares, expressões e sons são ótimas pedidas para essa fase do desenvolvimento! Bichinhos de pelúcia ou com diferentes texturas, assim como mordedores e chocalhos são brinquedos essenciais para essa idade.

Quando começa a engatinhar

Dos 6 meses até completar o primeiro aninho, a criança começa a ter sustentação no corpo para sentar e até mesmo engatinhar pela casa. Além disso, já conseguem segurar e até mesmo sacudir objetos que despertam a curiosidade.

Brinquedos de encaixe ou que possuem botões que emitem diferentes sons são muito benéficos para este momento do pimpolho. Para as brincadeiras, é interessante estimular o pequeno a engatinhar, colocando alguns desvios no meio do caminho para ele praticar ainda mais a coordenação motora.

Pimpolho que anda

Por fim, do primeiro ano até o resto da primeira infância, a criança ganha mais autonomia em seus movimentos e, dessa forma, tem mais mobilidade para pegar todos os objetos da casa. Assim, é um momento em que é importante tirar do alcance da criança tudo que não é classificado como brinquedo.

Além dos brinquedos para cada fase do desenvolvimento já citados, os bonecos se tornam mais populares nesta idade, além de livrinhos ilustrados e texturizados. Para as brincadeiras, é interessante apresentar os brinquedos de parquinho, como o escorregador e balanço, por exemplo, para expandir os movimentos do pimpolho.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário