O verão está chegando e com ele as altas temperaturas! Nessa época, os bebês costumam ter bolinhas avermelhadas e irritações na pele, as famosas brotoejas, uma dermatite comum nos primeiros anos de vida.
Essa dermatite é inflamatória e denominada como miliária, ou seja, é desencadeada quando há obstrução dos poros, gerando uma inflamação das glândulas sudoríparas.
Apesar de também poder acometer adultos, ela acontece principalmente em crianças e recém-nascidos, pois eles possuem glândulas de suor pouco desenvolvidas e poros menores.
Essas pequenas erupções cutâneas que podem causar coceira e desconforto nos pequenos, podem ter outras causas além do calor:
- Excesso de roupas;
- Febre alta;
- Ambientes úmidos e quentes;
- Suor excessivo.
As bolinhas costumam aparecer em áreas com mais sudorese, ou que ficam mais cobertas pelas roupas e agasalhos, como: tronco, pescoço, axilas e nas dobras de pele.
A dermatite deve ser diagnosticada de forma clínica pelo pediatra ou dermatologista. Seu tratamento é feito, geralmente, com o intuito de amenizar os sintomas e a irritação na pele.
Ele consiste basicamente em:
- Manter o paciente em um ambiente fresco;
- Uso de roupas respiráveis (como algodão) que não obstruam a pele;
- Remoção de bandagens oclusivas na área afetada e uso de alternativas mais porosas;
- Tratamento da febre com antipiréticos.
Mas é claro, antes de tratar, é possível evitar o seu aparecimento! Para isso, siga essas dicas:
- Evite o excesso de roupas e agasalhos na criança;
- Evite o uso de roupas com muita fricção;
- Evite o uso excessivo de sabão;
- Evite ao máximo ambientes quentes e úmidos.
ATENÇÃO: Se seu filho apresentou essas bolinhas e você está pensando em investir em tratamentos caseiros, é importante ter cautela! Alguns ingredientes, mesmo que naturais, podem potencializar a condição.
Na dúvida, vá ao médico!
Não deixe de conferir todos os conteúdos exclusivos do Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do meu canal no YouTube.