Dicas de como evitar a cárie em crianças

por Redação Bebê e Tal
cárie em crianças bebê e tal

(Foto: Arquivo pessoal/Bebê e tal)

Cuidar da saúde bucal dos pequenos é uma missão que exige muita atenção e cuidado na rotina, principalmente para evitar a tão temida cárie em crianças. Por isso, reunimos algumas dicas essenciais que você pode colocar em prática para proteger o sorriso do seu pimpolho.

Quando começar a escovação?

A partir do nascimento do primeiro dentinho, é essencial começar o hábito de escovação para os pequenos, usando o flúor para escovar após as refeições. É recomendado que os pais acompanhem a escovação até os 8 aninhos de idade, para garantir que os pimpolhos aprendam a escovar corretamente e fixem o hábito na rotina.

A primeira visita ao dentista

Um passo fundamental para evitar a cárie em crianças é visitar o dentista regularmente. Recomenda-se que primeira consulta aconteça quando os pais notarem os primeiros sinais de nascimentos dos dentes, assim o profissional pode orientar a melhor forma de aliviar o incômodo do pimpolho e iniciar a escovação.

Cuidados com o açúcar

Sem dúvida, o acúmulo de açúcar entre os dentes e nas áreas próximas à gengiva é um dos fatores mais agravantes das cáries. Por isso, é essencial controlar o consumo de açúcar entre os pimpolhos. A recomendação é evitar a ingestão de açúcar até os 2 anos de idade e, depois, manter o nível de ingrediente na dieta menor possível.

Seja o exemplo

Por fim, não é novidade que os pimpolhos aprendem imitando, por isso, observar pais que escovam e higienizam os dentes regularmente é importantíssimo para mostrar à criança como esse é um hábito inofensivo e normal no dia a dia da família. São detalhes como estes que fazem toda a diferença no desenvolvimento saudável dos pimpolhos!

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário