(Foto: Tatiana Syrikova/Pexels)
Só sendo mãe para saber o quanto uma criança pode aprontar dentro de uma casa. Coisas que podem parecer inofensivas, na presença de uma criança se tornam verdadeiras ameaças. Por isso é preciso sempre estar alerta e tentar blindar sua casa ao máximo de possíveis acidentes domésticos. Apesar de desafiador, manter sua casa segura para crianças e bebês é possível!
E pra te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas básicas. Porém, já digo de antemão: olhe ao seu redor e tente pensar como uma criança, o que não parecer seguro tire do alcance delas o quanto antes.
Presença de adulto
O fato é que não importa o quanto você se previna, a presença de um adulto sempre será fundamental e pode evitar muitos acidentes. A criança, por menor que seja, é imprevisível e pode te surpreender com um movimento ou ideia que você jamais tenha imaginado, por isso jamais a deixe sozinha em um cômodo.
Se ela já tiver idade o suficiente para ficar no quarto dela brincando, crie mesmo assim o hábito de tempos em tempos dar uma passada por lá para averiguar que tudo está sob controle.
Produtos de limpeza e cosméticos
Estes produtos que temos aos montes em casa são bem tóxicos e prejudiciais para a saúde de uma criança. Trate de deixar todos eles longe do alcance das kids. Produtos de limpeza, para ajudar, tendem a ser coloridos e cheirosos, para que os pequenos resolvem beber é um piscar de olhos. E mesmo os cosméticos não foram feitos para crianças, até aquela arte de se pintar igual a mamãe pode causar uma alergia séria.
Travas nos armários
Uma porta, uma gaveta, o que será que eles guardam? Pode ter certeza que essa é a mente curiosa de uma criança trabalhando quando vê um armário. O problema é que dentro do armário pode ter roupas fofinhas mas também pode ter algum objeto cortante. Por isso use e abuse das travas, vale investir naquelas mais elaboradas e resistentes pois os dedinhos curiosos aprendem rapidinho a abrir as mais básicas.
Acesso restrito
Em locais onde há mais risco de acidente como varandas, banheiro e piscina caso você tenha uma, vale restringir totalmente o acesso sem supervisão. Deixar as portas trancadas ou investir em portõezinhos pelos quais eles não consigam passar são boas saídas.
Janelas
Se você mora em prédio , o cuidado com as janelas deve ser gigantesco. Caso possível coloque telas de segurança e aí você pode ficar menos preocupada. Vale também não deixar nenhum móvel que possa servir de escada para chegar até as janelas. Esta é uma dica primordial para uma casa segura.
Batidas, tropeços e choques
Móveis pontudos e tapetes também devem ser pontos de atenção. Quinas, farpas, pontas soltas ou tecidos com tendência a produzir escorregões podem causar acidentes graves. Blinde as quinas com protetores específicos e invista em tapetes antiderrapantes, também é uma opção prender no chão as pontas com fita adesiva. Aproveite também para comprar quantos protetores de tomada forem necessários, os dedinhos curiosos são rápidos e destemidos.
O fato é que ter uma criança em casa sempre vai gerar mais cuidados e invariavelmente uma dose de preocupação, mas é possível se preparar e manter sua casa segura. Por isso, separamos mais alguns artigos cheios de dicas para te ajudar nessa jornada!
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.