Para começar a falar sobre o ciclo vicioso do sono, é preciso deixar claro que os bebês pegam no sono de forma diferente de uma pessoa totalmente desenvolvida e formada.
Eles passam por um ciclo de sono que inclui uma fase de repouso mais leve e ao não dormir, ficam superestimulados e irritados, ao contrário de um adulto que, em geral, fica sonolento.
Ou seja: o ciclo vicioso do sono é como se fosse uma bola de neve que vai acontecendo e aumentando durante o dia! Quanto menos o bebê dorme nos momentos em que necessita ou passa do seu horário de dormir, mais dificuldade ele terá para pegar no sono nas próximas sonecas.
Mas como identificar se o seu bebê entrou nesse ciclo?
Quanto mais sono o bebê sente, menos ele mama, quanto mais chora, mais demora para pegar no sono e, quando finalmente consegue dormir, logo acorda com fome – já que não se alimentou bem pelo excesso de sono.
Quando a noite chegar, ele provavelmente estará exausto e não conseguirá dormir bem novamente.
A melhor estratégia para lidar com esse ciclo vicioso, é prevenir que o bebê fique superestimulado, que acontece quando:
● O horário para dormir é ultrapassado;
● Exposição a estímulos no momento em que o bebê precisa relaxar (música alta, Tv ligada, muitas pessoas falando, luzes em excesso e etc);
● Assistir muitos eletrônicos ao longo do dia – principalmente após as 17h;
● Luzes brancas ligadas por toda a casa depois das 18h;
● Sonecas desreguladas.
Para evitar esse ciclo, é importante impedir que o cortisol (hormônio do estresse) seja liberado no organismo da criança! Uma das principais atitudes para isso é observar os sinais de sono do bebê, sendo eles:
● Bocejar;
● Esfregar os olhos;
● Deitar a cabeça;
● Facilidade para se irritar;
● Mexer muito no rosto ou orelha;
● Pedir chupeta/dedo;
● Falta de concentração em uma atividade ou brincadeira.
Vale ressaltar que os sinais de sono variam de bebê para bebê! Por isso, é importante observar com atenção o comportamento do pequeno próximo ao horário da soneca.
Algumas dicas para fazer o bebê dormir com mais facilidade e evitar a superestimulação, são:
● Acalme a criança momentos antes do horário estipulado para o cochilo e mantenha a higiene do sono: desligue a TV e outros eletrônicos pelo menos meia hora antes, diminua a intensidade das brincadeiras e não ofereça alimentos pesados;
● Deixe o ambiente confortável;
● Tente fazer o bebê dormir sempre nos mesmos horários durante o dia;
● Ajuste as sonecas diárias regularmente
À medida que o bebê cresce, a necessidade de sono tende a diminuir gradativamente! Embora cada criança seja única, alguns padrões são esperados:
● 1 a 3 meses: entre 15 a 17 horas de sono por dia, incluindo cerca de 9 a 10h à noite;
● 6 a 12 meses: entre 14 a 15 horas de sono por dia, incluindo cerca de 10 a 11h à noite;
● 12 a 14 meses: entre 13 a 14 horas de sono por dia, incluindo cerca de 10 a 11h à noite;
● Estabeleça horários para brincadeiras: além de uma boa rotina para dormir com facilidade, a criança também precisa se sentir cansada! Se a ideia é fazê-lo dormir após o almoço, preencha a manhã com atividades mais animadas.
● Converse, cante e leia para a criança;
● Tenha paciência! Fazer uma criança dormir durante o dia pode ser desafiador, mas é possível.
Não deixe de conferir todos os conteúdos exclusivos aqui do Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do canal no YouTube.