Ciclo vulcânico do sono: o que é e como evitar?

por Marcelle Prado

O sono é uma necessidade básica dos seres humanos, mas é ainda mais necessário para os bebês! É através dele que acontece a maturação e desenvolvimento cerebral, consolidação da memória e atenção, modulação do sistema imunológico e muito mais. 

O sono interrompido ou a falta dele pode resultar em uma grande agitação, irritação, dificuldade de concentração, demora para dormir novamente e diminuição da qualidade do sono. 

O “ciclo vulcânico” é justamente o que acontece quando a falta de sono se acumula. • Como o ciclo vulcânico funciona? 

Esse efeito acontece em função do acúmulo de pressão homeostática, que é um resultado de sonecas curtas ou da falta delas. 

Durante o ciclo vulcânico, o sono causa um efeito inverso: ao invés de fazer com que a criança adormeça, ele mantém o pequeno acordado, o que acontece pela liberação de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. 

Além disso, a liberação do cortisol anula os efeitos da serotonina e melatonina, substâncias responsáveis por auxiliarem o processo do sono. • Como evitar o ciclo vulcânico? 

Uma das principais dicas para evitar esse ciclo é observar os sinais de sono do bebê. Identificando esses sinais, você irá conseguir garantir que seu filho tire sonecas de qualidade, antes que o cortisol entre em ação! 

Os principais sinais de sono são:o Bocejar;o Esfregar os olhos;o Deitar a cabeça;o Facilidade para se irritar;o Mexer muito na orelha ou rosto;o Falta de concentração durante uma atividade ou brincadeira;o Pedir chupeta/dedo; • A importância das sonecas diárias 

O efeito vulcânico evidencia o que provavelmente toda mamita já sabe: a importância de sonecas de qualidade ao longo do dia aliadas a uma boa noite de sono. 

As sonecas garantem que a criança tenha energia para enfrentar a rotina, mantendo a disposição e o bom humor na hora de interagir. • Como saber o tempo ideal da soneca?

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) • 3 dicas para ajudar a criança a dormir durante o dia o Acalme o bebê e proporcione um ambiente tranquilo

Desligue a TV e outros eletrônicos pelo menos meiahora antes de tentar fazer a criança dormir, diminua a intensidade das brincadeiras, ofereça apenas alimentos leves e tente dar um banho para que ele relaxe.

Preocupe-se também com a claridade do ambiente e temperatura. o Programe o horário das sonecas

Os horários regulares para dormir durante o dia são tão importantes quanto à rotina noturna! Para criar uma rotina que seja confortável para o seu filho, busque observar os momentos em que ele fica mais cansado! Anote-os e tente repeti-los durante o dia. o Crie uma rotina 

Encontrar o que faz o seu filho dormir pode ser uma tarefa difícil, por isso, é importante experimentar: tente ler, cantar ou utilizar ruído branco para estimular o sono. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Acompanhe os conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e canal do YouTube. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário