(Foto: Shutterstock)
Mamita, com certeza você já parou para pensar como é difícil encontrar a babá ideal… é um desafio e tanto achar uma pessoa de extrema confiança e que tenha as habilidades certas para cuidar do nosso bem mais preciso: os filhos.
Muitas vezes, a gente não sabe nem por onde começar essa procura e muito menos como passar por esse novo processo de adaptação com as crianças.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de ouro para você começar a colocar em prática agora mesmo e encontrar a babá ideal para seu pequeno. Então, confira a seguir:
Tenha em mente as necessidades da família
Esse é o principal ponto a ser levado em consideração. Quais os horários e os dias que você precisará da ajuda dessa profissional, quais tarefas ela precisará realizar na sua casa, se precisa ter disponibilidade para dormir no trabalho, por exemplo. Tudo isso precisa estar bem claro para você e, principalmente, para a babá.
Converse com amigas e familiares
Nada como a segurança de receber indicações de pessoas confiáveis, não é verdade? Por isso, uma ótima ideia é conversar com familiares e amigas que já passaram por essa situação e entendem melhor o processo. Peça ajuda para encontrar a babá ideal, pergunte qual meio elas usaram para achar essa pessoa de confiança, como foi o processo… enfim, tire todas as suas dúvidas.
Faça uma seleção e marque entrevistas
Após fazer uma seleção de babás, procure fazer entrevistas pessoalmente. Assim, você consegue conhecer de perto essa pessoa e fazer perguntas como o tempo de experiência como babá, a idade das crianças com quem já trabalhou, se possui formação profissional, como é a relação com os pequenos… escreva essas questões para não esquecer na hora da conversa.
Converse com os outros empregadores
Após a entrevista, o ideal é que você entre em contato com as antigas famílias sobre a experiência com essa profissional em questão. Pergunte tudo o que você achar necessário para começar a criar confiança nessa nova babá e também confirmar tudo o que foi dito durante a entrevista. Dessa forma, você consegue escolher a que mais se adequa às suas necessidades.
Faça um período de teste
Após eleger a babá ideal, faça um período de teste de, pelo menos, uma semana. Assim, você consegue ter uma noção melhor de como funciona o trabalho dela, se ela e as crianças vão se adaptar, por exemplo.
Nesse tempo, procure ficar com ela – caso seja possível -, explique como funciona a rotina da casa, alimentação dos pequenos, escola, atividades após as aulas, relação de alimentos proibidos, alergias, telefones de emergência, ou seja, tudo o que ela precisará saber na sua ausência.
Caso esteja insegura, procure um empresa especializada
Se depois de todo esse processo você ainda não encontrar a profissional certa, uma dica é procurar em sites e aplicativos especializados em babás, como o Sitly e o AppNanny, agências que auxiliam nessa busca.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.