Tão importante como entender o método BLW é saber a forma correta de apresentar esses alimentos para o bebê
Uma das ideias centrais do BLW é que o bebê participe das refeições em família e que ele se alimente dos mesmos alimentos que estão disponíveis para todos. Dessa maneira, o bebê observa os alimentos que os demais membros da família estão comendo e desperta a vontade de comer também. Mas mesmo sendo o mesmo alimento ele deve ser preparado e cortado da forma correta para que o bebê não corra o risco de se engasgar.
No quesito preparar a ideia que seja o mesmo alimento da família, mas para que isso aconteça os hábitos alimentares daquela família precisam ser muito saudáveis.
Se o preparo da sua família levar muito sal, pimenta outros temperos que de uma forma ou de outra disfarça o gosto do alimento; opte por fazer os mesmos alimentos mas de forma separada para o seu filho. A ideia é que o bebê coma da forma mais natural possível.
Aqui as quantidades e qual alimento o bebe irá comer serão determinados pelo próprio bebê. Mas lembre-se: as opções de alimentos a serem colocados à sua frente você é quem irá escolher.
Então tente apresentar grupos de alimentos de diferentes texturas, cores e formas por vez. Ex: se o bebê não gostar da textura da batata e opção seguinte for batata doce ele acabará não comendo nada.
Mas como preparar esses alimentos?
Você pode cozinhar no vapor, assar ou ainda apresentar os alimentos in natura.
A ideia é que a criança consiga agarrar o alimento com a mão, então o ideal é que tudo esteja na espessura de um dedo e de forma comprida para que o bebê tenha base de sustentação (tem que caber a mão do bebê segurando o alimento e ainda sobrar).
Com o tempo, à medida em que o bebê for aperfeiçoando a coordenação motora fina você vai apresentando outras formas como ralada e em formas de lâminas (carpaccio).
Se você gostou do tema e quer saber tudo com mais detalhes é só assistir ao vídeo: