5 maneiras práticas de como ensinar gratidão para as crianças

por Redação Bebê e Tal
como ensinar gratidão bebê e tal

(Foto: Мария Воскресенская/Pexels)

Educar uma criança vai muito além do que ensinar a andar, estimular a falar e mostrar como funciona o brinquedo novo. Como mães somos responsáveis por ajudar a criar princípios e moldar a personalidade dos pequenos da melhor forma. Ensinar valores abstratos pode não ser a mais fácil tarefa, mas é importante para que eles se tornem adultos educados e que entendam a importância de viver em sociedade ajudando aos outros e agradecendo pelo que se tem. Por isso, listamos abaixo algumas maneiras práticas de como ensinar gratidão para as crianças no dia a dia. Vamos lá?

Seja o exemplo

Esta é uma dica primordial para tudo que você quiser que seu filho aprenda. Crianças são muito observadoras e nós somos as principais pessoas em que elas se espelham. Se você quer que seu filho saiba a importância da gratidão você deve deixar claro a ele que isso também é importante para você.

Sei que ninguém é de ferro e tem dias em que nos tornamos mais ranzinzas, mas evite reclamar perto das crianças, ainda mais se for por coisas pequenas que nem mereceriam sua atenção. Também evite comparações e lamentações de qualquer natureza.

Ensine a agradecer

É importante que desde pequeno você ensine seu filho a agradecer; seja por um presente que ganhou ou por situações corriqueiras como o pratinho de comida que você colocou na mesa pra ele. Nós criamos hábitos e quanto mais cedo eles são introduzidos na rotina mais fácil de se tornarem automáticos. Sempre estimule estes agradecimentos, pois nas primeiras vezes a criança pode esquecer.

Converse

Uma boa conversa sempre será uma ótima maneira de ensinar qualquer lição para uma criança. Explique a elas a importância de agradecer. Inclusive, fale também que a pessoa não tem obrigação de nos servir, por exemplo, e que é necessário sempre agradecer pelo que fazem por nós. Explique as mais diferentes situações: mostre que uma pessoa que abrir uma porta para vocês passarem fez uma gentileza e isso gera gratidão; e se seu filho já tiver idade para entender mostre também a desigualdade social que temos no nosso país e explique que por isso é importante ser grato pelo que temos, desde a água para beber, estudo, brinquedos e até festinha de aniversário com o tema que ele escolhe.

Por fim, explique também quando negar a algum desejo dele. Se ele quiser um carrinho novo por exemplo, mostre que custa dinheiro e que este dinheiro é gerado com trabalho, e aí aproveite para mostrar que ele deve ser grato por todos os brinquedos que já possui.

Claro que essas conversas devem ser adequadas de acordo com a idade e o quanto o seu pequeno pode assimilar e entender o que você está falando.

Celebre as conquistas

Sempre que vocês conquistarem alguma coisa importante, celebre! Mostre para as crianças que foi fruto de dedicação, esforço e que conseguir colocar em prática algum plano que tinham é motivo de muita gratidão. Uma viagem, uma troca de carro ou mesmo conseguir fazer exercício físico regular, são todos motivos para agradecer.

Como ensinar gratidão com um exercício prático

Uma forma de tornar a gratidão algo que faça parte da vivência de vocês é colocando em prática um exercício simples e diário. Quando for colocar seu filhote para dormir fale pra ele os motivos que tem para agradecer àquele dia e peça que ele também fale os dele. Jamais force respostas, se ele falar que ele é grato pelo bonequinho que ele mais gosta é sinal de que ele entendeu o conceito!

Quer mais dicas de como ensinar gratidão e criar as kids de uma maneira mais leve e efetiva? A gente tem alguns links pra sugerir, confira!

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário