No mundo acelerado, competitivo e cheio de estímulos, o estresse é cada vez mais comum, inclusive nas crianças! Mas existe um pequeno diferencial: as crianças não conseguem lidar com o estresse como os adultos por ainda não terem desenvolvido todo o potencial do seu alcance emocional, além de, muitas vezes, não conseguirem se expressar com clareza.
Mas então, como lidar com esses momentos de irritação? Primeiro é necessário entender o que é o estresse infantil!
Nós costumamos associar o estresse a situações desagradáveis no trabalho ou eventos traumáticos, como acidentes. Logo, a ideia de que as crianças podem sofrer com o estresse passam longe da nossa cabeça.
Mas elas são tão suscetíveis à essa reação quanto nós!
Nas crianças, o estresse pode ser desencadeado por atividades escolares que demandam tempo e esforço, desentendimento entre coleguinhas de classe, e, no caso dos bebês, ser impedido de fazer algo como mexer nas gavetas ou abrir portas.
Para tratar o estresse infantil, é necessário identificá-lo e, a partir daí, introduzir condutas saudáveis na vida da criança através de ensinamentos e do exemplo.
Mostre para o seu filho como você lida com as situações estressantes, destacando o que você faz quando está lidando com esse sentimento.
As crianças são observadoras natas e costumam copiar o comportamento das pessoas que estão em volta dela. Por isso, a melhor forma de ensiná-la algo, é fazendo primeiro!
Além disso, você pode introduzir outras estratégias, como:
- Criação de um ambiente seguro e previsível, com uma rotina estabelecida.
- Atividades divertidas com a família, como assistir um filme ou acampar no quintal de casa, são ótimas maneiras de aliviar a tensão.
- Prática de exercícios físicos.
- Criação de um ambiente confortável para ela relaxar.
Quais estratégias você costuma usar na sua casa para lidar com o estresse dos pequenos?
Não deixe de conferir todos os conteúdos exclusivos do Bebê e Tal! Acompanhe as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e assista também ao vídeo “Como preparar o filho mais velho para a chegada do irmão” no meu canal do YouTube.