A chegada de um novo bebê é um momento de grandes mudanças e de um turbilhão de sentimentos para o primogênito, podendo causar inseguranças, ciúmes e sensação de exclusão. Afinal, não é fácil dividir a atenção e os cuidados dos pais de uma hora para a outra!
Durante o período de adaptação, é comum que o filho mais velho apresente estágios de regressão, como diminuir ou parar a fala, fazer xixi na cama e até mesmo voltar a usar mamadeira e chupeta.
Apesar de ser visto como manha ou birra, esse comportamento aponta uma confusão afetiva na criança em relação ao seu lugar na família com a chegada do novo membro.
Então, como evitar o caos e preparar a criança para a chegada do filho mais novo?
1. Deixe que o filho mais velho participe da gestação
Envolva a criança nos preparativos para a chegada do novo bebê, deixe que ela opine e ajude a escolher o nome e itens do enxoval.
Sempre que for possível, leve o pequeno para acompanhar o ultrassom do irmãozinho, o convide a acariciar e beijar a barriga e também a falar com o bebê. Dessa forma você vai incentivar o carinho e respeito entre eles antes mesmo do caçula chegar!
2. Leve a criança até a maternidade
Depois do parto é importante que alguém leve a criança até a maternidade para conhecer o irmãozinho e ver que sua mamita está bem.
Se você estiver apreensiva com esse primeiro encontro, pode presentear seu filho mais velho, em nome do bebê que acabou de chegar, com uma lembrancinha, essa pequena atitude com certeza vai ajudar a quebrar o gelo.
3. Tenha atenção com o mais velho durante as visitas ao recém-nascido
É muito comum que o recém-nascido receba mais atenção do que a criança mais velha, mas é importante observar se o pequeno não está entristecido ou encolhido em um canto durante esses momentos.
Caso note esse tipo de comportamento, peça ajuda ao pai para acolhê-la e elogie sempre como ela tem ajudado a cuidar do irmãozinho e como ela é prestativa.
4. Converse com a criança sobre o lugar dela na família
É comum que o primogênito se sinta ameaçado com a chegada de um novo bebê, por isso, é importante dizer à criança o que é ser um irmão mais velho. Deixando claro que ele não perdeu seu lugar na família e que ganhou, na verdade, um grande amigo.
Explique também que com o tempo, o bebê vai aprender a brincar e ele vai poder ensinar suas brincadeiras preferidas e muitas outras coisas divertidas.
5. Evite ao máximo mudanças bruscas na rotina
Seu filho ainda usa fraldas, mamadeira ou chupeta? A remoção desses itens deve ser feita ao menos seis meses antes do nascimento do caçula. Dessa forma, ela não associa essas mudanças à chegada do irmão.
Se não for possível fazer essas mudanças antes do bebê nascer, elas devem ser deixadas para depois.
Essa recomendação também é válida para as outras áreas da vida, como a matrícula em uma nova escola.
6. Separe um tempo exclusivo para o filho mais velho
Eu sei que os primeiros dias com um recém-nascido são muito mais cansativos, mas é importante reservar um tempo exclusivo para o filho mais velho. O pai, os tios ou avós podem levá-lo ao parque, ao cinema…
Peça também para alguém ajudá-la com o bebê para que você possa dedicar um tempo ao primogênito.
7. Seja firme, mas com compreensão
Não diga a criança que ela está se comportando mal ou sendo má, o ciúmes é um sentimento normal e difícil de ser lidado por uma criança que provavelmente está insegura e confusa.
O melhor a fazer é acolher o pequeno com carinho até que ele aceite o irmão como um companheiro.
A adaptação pode ser um momento difícil e demandar muita paciência, por isso é importante demonstrar respeito e acolhimento! E lembre-se: tudo passa, até mesmo os momentos de dificuldade.
Não deixe de conferir todos os conteúdos exclusivos do Bebê e Tal! Acompanhe as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e assista também ao vídeo “Como preparar o filho mais velho para a chegada do irmão” no meu canal do YouTube.