(Foto: Getty Images)
Há mais de um ano, a chegada da COVID-19 e o distanciamento social viraram nossas vidas de ponta cabeça, nos obrigando a passar mais tempo em casa e adaptar toda nossa rotina ao novo normal. Com isso, o comportamento das crianças na pandemia também exigiu mudanças e muita paciência dos pais.
Por mais que a vacina já esteja nos nossos horizontes e estamos cada vez mais próximos de retornar à rotina parecida com a que estávamos habituados, ainda precisamos de alguns cuidados especiais para lidar com os pimpolhos neste momento tão delicado.
1- Tenha uma conversa sincera com as crianças
Primeiramente, é essencial manter uma relação de transparência e honestidade com os pequenos. Reserve uma parte do dia, como o café da manhã, por exemplo, para conversar com seus filhos e entender como eles estão. Se dormiram bem, o que querem fazer hoje, se estão se sentindo bem, com saudade de alguém ou não…
Além disso, também é interessante que você fale sobre seus sentimentos com as crianças, mostrando a eles que você está passando por este momento diferente assim como eles. Desta forma, eles se identificam com você e se sentem ainda mais acolhidos e seguros.
2- Crie mecanismos de distração
Com base na sua conversa diária com as crianças, determine as atividades do dia que os ajudarão a gastar energia e distrair a mente. Uma boa ideia é contar com a ajuda da sua rede de apoio, peça para que amigos e familiares mandem recadinhos em vídeo para as crianças de vez em quando, já que o contato social também faz falta na rotina delas.
3- Flexibilize alguns itens da rotina
Se tudo mudou, é claro que não há problema nenhum em flexibilizar partes da rotina. Este momento não durará para sempre e precisamos fazer o necessário para passar por ele com o máximo de conforto e segurança.
É natural que as crianças vejam mais TV ou brinquem mais na internet, por exemplo, do que normalmente. Não se sinta culpada por conceder alguns privilégios aos seus filhos para lidar com o comportamento das crianças na pandemia.
4- Deixe que as crianças participem das atividades domésticas
Além de ajudar as crianças a gastarem energia ao longo do dia, também é uma ótima forma de deixá-los mais próximos a você durante a rotina. É claro que isso não precisa acontecer diariamente, você pode determinar um dia da semana em que seus filhos cozinham ao seu lado.
5- Encontre um tempo apenas para você
Para lidar com as mudanças no comportamento das crianças na pandemia, você precisa estar em dia consigo mesma! Sendo assim, separe alguns minutinhos do dia para ficar apenas na sua própria companhia. Pode ser para tomar um banho relaxante, ler um livro ou meditar e encontrar seu ponto de equilíbrio.
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal! Acompanhe também as novidades através do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.