O que você precisa saber sobre o processo de congelamento dos óvulos

por Redação Bebê e Tal
congelamento de óvulos - bebê e tal

(Foto: wirestock/Freepik)

Conhecida como uma das principais técnicas para mulheres que querem garantir a possibilidade de uma gravidez tardia, o congelamento de óvulos é uma ferramenta importante na trajetória de maternidade.

Para quem é recomendado o congelamento de óvulos?

Primeiramente, o procedimento é uma boa opção para mulheres que querem preservar a fertilidade e, assim, reservar a oportunidade de uma gestação daqui alguns anos com óvulos saudáveis.

Além disso, a técnica também é ideal para quem está ou planeja entrar em um tratamento de fertilização in vitro. É uma chance da mulher guardar os óvulos para o momento em que tiver o esperma ideal ou reservá-los para quando realizar o tratamento no futuro.

Por fim, o congelamento de óvulos também é uma boa pedida para mulheres com baixa contagem de óvulos. Dessa forma, elas podem aproveitar o momento e reservar óvulos saudáveis para o momento ideal para a gestação.

Como funciona?

O tratamento começa com a aplicação de doses hormonais que têm o objetivo de induzir a ovulação. Durante o período, mais folículos se desenvolvem e, assim, há a possibilidade de coletar mais de um óvulo saudável e encaminhar para o congelamento.

Depois das aplicações, há o acompanhamento de toda a ovulação, especialmente para detectar o momento ideal para a coleta, que costuma ser realizada cerca de 1 ou 2 dias depois da última aplicação hormonal.

Então, o óvulo coletado é protegido com substâncias nomeadas como crioprotetoras, responsáveis por proteger as células e promover um congelamento adequado. Por fim, o óvulo vai para o congelamento por meio do uso do nitrogênio líquido, com temperatura de cerca de -196°C. Inclusive, é a mesma temperatura em que o material permanece em conservação.

Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário