(Foto: Freepik)
Ao contrário do que imaginamos, conversar sobre dinheiro com as crianças pode ser um processo muito mais natural e simples do que parece.
Na maioria das vezes, pensamos que o assunto é complexo demais para os pimpolhos, mas a verdade é que eles tem todo o potencial para compreender o valor do dinheiro, desde que usemos a linguagem que eles entendem.
Técnicas que ajudam a conversar sobre dinheiro com as crianças
Um cofrinho, por exemplo, é uma ferramenta valiosa para esse processo. Além de ajudar as crianças a compreenderem o valor do dinheiro, também traz uma forte sensação de autonomia, já que eles entendem que estão fazendo o esforço de juntar dinheiro para comprar algo que desejam no futuro.
Por outro lado, a mesada, independente do valor, ajuda a criança a compreender na prática o valor do dinheiro. Ao mesmo tempo, a técnica nos ajuda a ensinar o pequeno a partir dos erros.
Por exemplo, quando a criança gastar tudo em uma coisa e, depois, perceber que queria comprar outra coisa, é a oportunidade para ensinar como é preciso considerar as prioridades, ter paciência para comprar uma coisa de cada vez, etc.
Por fim, vale sempre lembrar que é preciso ser um exemplo, já que as crianças buscam referências de comportamento, acima de tudo, nos pais e responsáveis. Sendo assim, tenha um diálogo aberto e compreensivo com o pequeno, resolvendo todas as dúvidas com sinceridade e paciência.
- Como começar a conversar sobre educação financeira infantil;
- Como inserir a mesada educativa na rotina dos filhos;
- As 7 mentiras mais comuns que os pais devem parar de falar na educação dos filhos;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.