(Foto: Chanikarn Thongsupa/Rawpixel)
Seja nas consultas de rotina ou em um atendimento de emergência, é sempre um desafio confortar a criança com medo de dentista.
Mesmo sem ter vivenciado algum tratamento doloroso e traumático, é comum encontrar pimpolhos que não lidam bem com a visita ao profissional. As crises de choros, birras e gritos são extremamente estressantes para a criança, a família e o profissional, por isso, estamos sempre em busca de medidas que possam contornar essa situação da melhor forma.
Sendo assim, reunimos algumas dicas que você pode colocar em prática antes da consulta para tornar toda a experiência mais confortável para todos. Continue lendo para conferir!
Comece as consultas o quanto antes
Quanto mais acostumada a criança fica com as consultas e o profissional, menor tende a ser o medo de todo o processo. Por isso, comece a levá-la ao dentista assim que surgirem os primeiros dentinhos.
Outro ponto importante é continuar visitando o dentista regularmente e não só em casos de dor. Dessa forma, o pequeno não associa a consulta apenas a sentimentos e experiências negativas.
Priorize a prevenção
Mais uma dica para que os pimpolhos não associem a consulta com o dentista à experiências dolorosas é ensiná-los a realizar a higiene bucal corretamente em casa.
Com isso, você previne problemas mais complexos e conta com as visitas ao profissional apenas para certificar que está tudo bem, ao invés de conectá-lo a tratamentos incômodos e dolorosos.
Busque um profissional especialista
Odontopediatras são especializados não apenas nos problemas bucais infantis, mas também em um atendimento que acolhe e assegura os pimpolhos.
Sendo assim, buscar um profissional especializado pode fazer com que seu filho se sinta mais confortável durante as consultas.
Converse sobre a importância da saúde bucal
No dia a dia e, especialmente, nos dias de consulta, converse com o pimpolho sobre a importância de cuidar dos dentinhos e manter a boca sempre limpa.
Inclusive, esse também é um ótimo momento para tirar as dúvidas que a criança tem sobre a consulta. Evite mentir e dizer que seu filho não sentirá dor, mas passe toda a confiança e segurança que ele precisa para se sentir mais confortável.
Seja o exemplo
Por último, mas não menos importante, nunca se esqueça que as crianças aprendem muito a partir da imitação! Sendo assim, se elas ouvem os pais comentando que não gostam de ir ao dentista, é provável que também criem algum tipo de receio às consultas.
- 5 dicas para lidar com o nascimento dos primeiros dentinhos dos bebês;
- A primeira consulta ao dentista: quando devo levar a criança?
- Dicas de como evitar a cárie em crianças;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.