(Foto: Pexels)
Diferente dos adultos que sabem exatamente como nomear sintomas e entender qual é a hora de visitar um médico, quando a criança precisa de óculos ela acaba apresentando sintomas fundamentais que comunicam essa necessidade à família ao redor.
Sinais de que a criança precisa de óculos
- Aproximar livros do rosto para enxergar ou sentar muito perto da TV;
- Sensibilidade à luz;
- Olhos sempre lacrimejando e/ou vermelhos;
- Apertar os olhos para tentar ver melhor;
- Dores de cabeça frequentes;
- Quedas e tropeços ao caminhar;
- Piora no desempenho escolar e processo de aprendizagem;
O que fazer?
Primeiramente, é indispensável agendar uma consulta com um oftalmologista, de preferência, um profissional especializado no atendimento infantil.
Assim, é possível entender quais são as melhores opções para o seu pequeno, principalmente entre os modelos de óculos mais adequados para a rotina e a adaptação ao acessório.
Como as crianças estão sempre em movimento e o óculos pode cair com bastante frequência, as armações em nylon, por exemplo, podem oferecer a resistência e o conforto ideal. Além disso, tiras que prendem o óculos na cabeça do pimpolho também podem ser recomendadas para os mais novinhos.
Já para a adaptação, é comum ver os pequenos rejeitando os óculos logo de início, tanto pela aparência quanto pelo incômodo. Por isso, é essencial apoiar e encorajar o pimpolho com elogios e diálogos sinceros sobre a situação, tirando todas as dúvidas possíveis. Assim, todos podem chegar a um ponto de harmonia, sem comprometer a saúde do seu filho!
- 7 dicas de ouro para aumentar a imunidade da família;
- Tudo o que você precisa saber sobre diabetes infantil;
- A primeira consulta ao dentista: quando devo levar a criança?
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.