(Foto: Freepik)
Crianças que dormem no quarto dos pais tendem a ter muita resistência de adormecer no próprio quartinho, seja pelo costume, medo do escuro, insegurança… mas essa transição é necessária, já que não podem ficar para sempre dormindo no mesmo ambiente e até na mesma cama que os pais.
Mas, se já chegou a hora do seu pequeno dormir no próprio quarto e na própria cama, você terá que ter muita paciência e constância para ensiná-la de forma saudável e sem traumas. No começo, pode ser difícil e cansativo, mas tudo entrará nos eixos com o tempo!
Para ajudar você nesse processo, selecionamos 7 dicas para fazer essa transição das crianças que dormem no quarto dos pais para seu próprio quartinho. Confira a seguir:
Monte um quartinho aconchegante
Já pensou em mudar a decoração do quartinho do seu pequeno e escolher um tema de desenho ou filme que ele ame, por exemplo? Essa ideia pode ajudar – e muito – a incentivá-lo a dormir nesse ambiente que foi especialmente preparado para ele.
Ele precisa gostar desse lugar, então, caso ele já tenha idade, vocês ainda podem escolher a décor juntos, uma cama diferente, um jogo de lençóis divertido, expor os brinquedos que ele mais gosta, enfim, tudo para criar um quartinho bem aconchegante.
Crie uma rotina especial para a hora de dormir
Para tentar facilitar esse processo, vocês podem criar uma rotina antes de dormir, estipulando o horário de colocar os pijamas, escovar os dentes, ler uma história, por exemplo, e finalmente a hora de se deitar. Assim, o pequeno começa a assimilar melhor quando é a hora de terminar todas as atividades do dia para descansar.
Saiba como passar segurança para o pequeno
É completamente normal que seu filho se sinta inseguro de dormir sozinho, ainda mais se ele cresceu e passou anos dormindo no seu quarto. Por isso, seja compreensiva e acolha seu pequeno.
Fique ao lado da cama até ele pegar no sono, por exemplo, segure na mãozinha, tudo isso para que ele não sinta tanto medo. Com o tempo, você consegue ir dosando melhor até que ele não precise mais da sua presença.
Garanta que a criança durma e acorde na própria cama
Prepare-se, já que nos primeiros dias, você será acordada pelo pequeno querendo dormir na sua cama. Mas, como já falamos anteriormente, é preciso ter paciência. Caso ele procure por você, coloque-o novamente na própria cama.
Garanta que ele durma e, principalmente, acorde no seu quartinho. Com o tempo, ele começa a entender que ali é o lugar dele e para de te procurar durante a madrugada.
Uma luminária pode ajudar
Se uma das principais reclamações for o medo do escuro ou de monstros, por exemplo, uma ótima ideia é investir em uma luminária ou abajour. Assim, esse ambiente fica mais claro e a criança consegue enxergar tudo ao redor.
Invista em um objeto que transmita tranquilidade
Outra forma de tentar acabar com o medo é encontrando um objeto que transmita essa segurança como um bichinho de pelúcia, um brinquedo especial, um cobertor, enfim, o que a criança quiser e que traga mais conforto para essa noite de sono.
Seja insistente e não desista
Por último, é importante que você e seu marido não cedam durante esse processo, insistam e saibam dizer “não”. Choros e birras vão fazer parte das próximas noites de vocês… mas, por mais cansativo que seja, a gente garante que uma hora dá certo.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.