Culpa de mãe: aprenda a lidar com esse sentimento com 5 dicas práticas

por Redação Bebê e Tal
culpa de mãe bebê e tal

(Foto: Hollie Santos/Unsplash)

Você já deve ter ouvido por aí que quando nasce uma mãe, nasce também a culpa; mas isso não precisa ser a sua realidade. É possível ser mãe e deixar apenas os sentimentos mais doces fazer parte dessa jornada. Mesmo quando for difícil e você não der conta é muito melhor sentir gratidão pelo que conseguiu fazer do que focar na culpa daquilo que não conseguiu. Pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível e a gente te ajuda a se livrar dessa culpa de mãe em cinco passos. Vem comigo!

1- Reconheça o problema

Pra qualquer coisa que te incomoda, mamita, não tem nenhum atalho, a primeira coisa sempre é reconhecer que o problema existe. A maternidade é citada sempre como a melhor coisa do mundo, quase um conto de fadas, e só se tornando mãe pra saber as dores e a delícia de lidar com esse título. É uma delícia ter nosso filhote junto de nós, mas também é uma carga gigantesca de responsabilidades, mudanças e de tarefas a fazer. Por isso, é importante que você assuma pra si mesma que precisa de um descanso, que não dá conta de tudo e que tá tudo bem. Não vale sentir culpa por sentir culpa tá? Saber que é natural esse sentimento é o primeiro passo pra conseguir deixar que ele faça parte da sua vida.

2- Evite comparações

Acho que é natural das mulheres se comparar com as outra né? Deve ser algo enraizado pela nossa criação e tudo o mais, porém é possível e necessário parar com isso. E essa dica vale tanto para suas amigas e familiares quanto para as influenciadoras ou mães da internet que parecem perfeitas. Cada uma tem uma realidade, tem suas fraquezas e sua forma de lidar com os filhotes e mais uma vez: tá tudo bem. Aproveite essas conversas e até mesmo posts com esse aqui pra absorver o que serve dentro da sua vida. Sempre se lembre que você é uma mãe única.

3- Se reencontre

Quando os pequenos nascem é natural que a gente passe a viver em função deles, mas isso precisa ter um tempo pra acabar. É preciso que você se olhe no espelho e enxergue a mulher além da mãe. Por mais que pareça estranho, aprender a ter um tempo só seu é a longo prazo uma ótima forma pra se livrar também da culpa. Isso porque você estará mais descansada, com a mente mais leve e de bom humor.

4- Culpa x responsabilidade, aprenda a lidar com essa disputa

Sim, seus filhos são responsabilidade sua e do pai, mas nem por isso você precisa esquecer de si mesma ou achar que vai conseguir fazer tudo para que a vida deles seja impecável. Você é responsável por alimentar seu filho, mas você não deve se culpar se o seu leite não for suficiente ou se ele não gostar da papinha que preparou. Você é responsável por cuidar da saúde do seu pequeno, mas a culpa não deve te visitar se ele ficar gripado. Quando você se responsabiliza você se compromete em fazer o seu melhor dentro do que é possível e o que sair do seu controle, novamente: tá tudo bem!

5- Pare de buscar a perfeição

Ser uma mãe perfeita é algo impossível, então jamais coloque isso como meta na sua vida. O importante é ser perfeita dentro do melhor que você pode ser, ser perfeita para os seus filhotes e pra manter seu coração em paz. Mande essa culpa de mãe pra bem longe!

Quer ainda mais dicas de como conseguir conciliar a maternidade com todo o restante da sua vida? Separamos três artigos imperdíveis, segue os links!

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário