De mulher para mulher: 8 dicas para mães de primeira viagem

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Jonathan Borba/Unsplash)

Certamente, o apoio da família e até mesmo os instintos maternos nos ajudam a lidar com todos aprendizados que chegam junto com o seu bebê. Entretanto, uma ajudinha nunca é demais! Pensando nisso, criamos nossa própria lista de dicas para mães de primeira viagem que fazem toda a diferença na rotina com um recém-nascido.

Cuidados com as roupinhas

Como a pele dos bebês é extremamente delicada e sensível, precisamos tomar alguns cuidados na hora de lavar as roupas para garantir que eles continuem confortáveis depois da troca.

Primeiramente, garanta que o filtro da sua máquina de lavar esteja limpo e faça essa manutenção regularmente. Na hora da lavagem, aposte em produtos desenvolvidos para bebês ou fórmulas neutras, já que contam com menos fragrâncias e agentes de limpeza agressivos.

Por fim, higienize o ferro na hora de passar as roupas do bebê para evitar que qualquer produto ou linha de tecido seja transferido de outras peças.

Crie rotina de desmame na hora de dormir

Amamentação é sempre um tópico popular nas dicas para mães de primeira viagem! Lidar com o desmame na hora de dormir, por exemplo, pode ser um grande desafio, mas temos alguns conselhos para enfrentar essa fase de forma mais leve.

Primeiramente, amamente a criança sentada antes da hora de dormir e permita que ela encontre o sono por conta própria no berço, ao invés de esperar que ela adormeça nos seus braços antes de levar ao quarto.

Quando o pequeno te chamar durante a noite, espere alguns minutos para saber se é realmente uma necessidade ou apenas um hábito do pequeno. Se tiver que atender o chamado, garanta que não há resquícios de leite na sua roupa.

Como aliviar cólicas

Certamente, as cólicas são incômodos frequentes para os bebês, mas existem algumas atitudes e hábitos simples que podem te ajudar a reduzir este problema.

Primeiramente, tente mapear a cólica e entender em quais momentos do dia ela está mais intensa, assim você pode se preparar para deixar o pequeno mais confortável. A massagem em movimentos circulares na barriguinha é uma forma de ajudar a aliviar os gases do bebê e trazer conforto com o toque.

Além disso, usar a bolsa térmica ou envolver o bebê no cobertor com a técnica charutinho são ótimas formas de aquecer o corpo do baby e trazer um alívio à cólica.

É importante estimular a mente do bebê

Mesmo que ainda sejam pequenininhos, é superinteressante estimular a mente dos bebês como você puder! Certamente, a forma mais natural é conversar com a criança e narrar as atividades que você está fazendo enquanto ela te observa.

Além disso, aposte em brinquedos coloridos para que o bebê pegue e interaja, principalmente na hora do banho. Também é recomendado levá-lo a passeios ao ar livre para que eles conheçam a paisagem ao redor.

Prepare a quantidade de fraldas

Se tem uma coisa que toda mãe experiente sabe é que fraldas nunca são demais! Confira alguns cálculos que fizemos para chegar a uma quantidade aproximada de quantas unidades você precisará:

  • Tamanho P (entre os 2 primeiros meses de vida): 8 fraldas por dia, totalizando 480 no período completo;
  • Tamanho M (entre o 3º e 8º mês): 6 fraldas por dia, totalizando 1080 fraldas no período completo;
  • Tamanho G (entre o 9º e 18º mês): 5 fraldas por dia, totalizando 1500 no período completo;
  • Tamanho XG (entre o 18º e 24º mês): 5 fraldas por dia, totalizando 1500 fraldas no período completo.

Durma sempre que puder

Provavelmente, você já ouviu este conselho da sua mãe ou avó, mas é importantíssimo dormir quando o bebê estiver dormindo também, e também sempre que você puder. Conte com seu parceiro e rede de apoio para colocar o sono em dia sempre que precisar, até porque a mamita precisa estar descansada e saudável para cuidar de si e do bebê da melhor forma.

Peça ajuda e aceite-a

Muitas vezes, não pedimos ajuda porque realmente acreditamos que é nosso dever dar conta de tudo sozinhas, mas esta não é a verdade. Confie no seu parceiro e na sua rede de apoio e aceite a ajuda, isso não te torna fraca ou insuficiente, apenas significa que você é humana e precisa do seu tempo e ajuda para criar esta pessoinha que chegou na sua vida!

Aceite que nenhuma mãe é perfeita

Por fim, a mais importante das dicas para mães de primeira viagem: você não é e nem precisa ser a mãe perfeita, até porque ninguém é! Assim como a criança está descobrindo novas coisas todos os dias, você também está entrando nessa nova vivência sem certezas. Aprenda com os erros e não deixe que eles te joguem para baixo, apenas desfrute como puder desse momento mágico, porque ele passa voando.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário