(Foto: iStock)
Vivenciar a maternidade é uma experiência única e completamente diferente de um filho para o outro. Como o desenvolvimento do bebê é bem rápido, muitas novidades surgem e surpreendem os pais de um mês para o outro.
Cada nova fase é repleta de descobertas incríveis e marcantes, não só para vocês, mas, principalmente para a criança, através do desenvolvimento mental, físico e motor.
Agora, se você é uma mamita de primeira viagem e não sabe o que esperar do desenvolvimento do bebê, reunimos tudo o que acontece ou que pode acontecer do primeiro ou décimo segundo mês. Tudo isso para você se preparar para cada mudança e não ter nenhuma surpresa.
Primeiro mês
A criança ainda não tem controle dos músculos dos olhos, por isso, enxerga muito pouco e ainda não consegue focar. Seu reflexo já funciona e assusta com barulhos muito altos e até movimentos inesperados. Reconhece perfeitamente a voz da mãe e pode dormir até 22h diariamente. Já a mamada, pode acontecer em até 10x ao longo do dia.
Segundo mês
Já no segundo mês de vida, o bebê consegue fazer alguns barulhos com a boca, presta atenção e vira a cabeça para a pessoa que está falando, uma vez que o músculo do pescoço já está mais fortalecido. Nessa fase, os olhos se desenvolvem um pouco e ele começa a enxergar melhor as pessoas e objetos.
Terceiro mês
Nessa fase, o bebê tenta interagir com as pessoas ao seu redor, sorri e leva a mão e os brinquedos à boca. Os choros são mais frequentes por causa das cólicas abdominais. Já quando o assunto é o sono, pode dormir até 16 horas diariamente para reforçar as atividades cerebrais que estão em constante desenvolvimento.
Quarto mês
Chora por diferentes motivos como fome e sono, por exemplo. Já tem um domínio melhor sobre o próprio corpo, mexendo com mais frequência as mãos e os pés. Consegue manter a cabeça firme sem precisar de ajuda. Dorme mais durante a noite e fica bem mais ativo durante o dia.
Quinto mês
Faz o movimento de girar em situações como durante o banho e na hora da troca da fralda. Tem melhor domínio das perninhas e cintura, por isso, quando recebe apoio, consegue se manter firme em pé. Esse mês marca o início da fase oral.
Sexto mês
Neste mês, com apoio de travesseiro, consegue ficar sentado para brincar. Percebe melhor a presença dos pais e não gosta quando é deixado sozinho. Dorme cerca de 14 horas por dia. Já entende e atende quando é chamado pelo nome. Segura os brinquedos com força e gosta de objetos coloridos e que emitam sons.
Sétimo mês
Nessa etapa, o bebê tenta engatinhar, uma vez que domina melhor sua coordenação motora. Consegue bater palminhas e a fala apresenta os primeiros sinais de desenvolvimento, já que começa a tentar formar sílabas. Percebe o uso do dedo polegar e do indicador, fazendo movimentos de pegar.
Oitavo mês
Neste momento do desenvolvimento do bebê, ele já consegue se equilibrar melhor e segurar com força os brinquedos e objetos. Começa a compreender melhor o significado da palavra “não”. Entende melhor algumas brincadeiras como a de esconde-esconde, por exemplo.
Nono mês
Consegue sentar sem nenhum apoio e formar palavras, mas ainda sem significado. Se segurado pelas mãos, a criança consegue ficar em pé e dar os primeiros passinhos. Prende sua atenção aos sons diferentes que escuta.
Décimo e décimo primeiro mês
Nessa etapa, o bebê já tem autonomia e controle para levantar e sentar sozinho. Se apoia em móveis para conseguir ficar em pé sem ajuda. Neste mês, a criança consegue falar algumas palavras corretamente como “mamãe” e “papai”, além de entender perfeitamente o significado.
Décimo segundo mês
Já tenta falar outras palavras, fica em pé sem ajuda e consegue dar os primeiros passinhos sozinho. Fica sentado a maior parte do tempo e consegue dormir um longo período durante a noite, somente com sonecas durante o dia. Muito esperto, consegue entender o funcionamento das coisas ao seu redor, como a preparação de uma mamadeira, por exemplo.
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.